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http://hdl.handle.net/1843/33582
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A apropriação da escrita na educação infantil: explorando o nome próprio |
Autor(es): | Adelaine Cristina de Melo Ribeiro |
primer Tutor: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
primer miembro del tribunal : | Valéria Barbosa de Resende |
Resumen: | A aquisição da escrita é o início oficial do ingresso da criança em nossa sociedade grafocêntrica. O objetivo deste trabalho é entender como a partir da compreensão do nome próprio é possível o início dessa alfabetização. Para as crianças, o nome próprio é o que tem mais significado, exercendo um grande valor social. Para respaldar a análise, foram utilizados como referência os trabalhos de Ana Teberosky(2007), Emilia Ferreiro(2011), Magda Soares (2018) e Mônica Correia Baptista (2010) e as Proposições Curriculares da Educação Infantil de Belo Horizonte. A partir de observações e coletas de dados, foi possível realizar a análise da aplicação de um plano de ação que consistiu em investigar como acontece a aquisição da escrita na educação infantil, iniciando pelo nome próprio e pela disposição da escrita. Entre os principais resultados, observamos que realmente o nome próprio traz muita relevância, sendo um importante referencial para o primeiro repertório de letras das crianças. |
Asunto: | Educação pré-escolar Nomes pessoais Escrita Alfabetização |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33582 |
Fecha del documento: | 7-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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