Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33582
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gilcinei Teodoro Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4671054290421564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valéria Barbosa de Resende | pt_BR |
dc.creator | Adelaine Cristina de Melo Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-03T14:17:11Z | - |
dc.date.available | 2020-06-03T14:17:11Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33582 | - |
dc.description.resumo | A aquisição da escrita é o início oficial do ingresso da criança em nossa sociedade grafocêntrica. O objetivo deste trabalho é entender como a partir da compreensão do nome próprio é possível o início dessa alfabetização. Para as crianças, o nome próprio é o que tem mais significado, exercendo um grande valor social. Para respaldar a análise, foram utilizados como referência os trabalhos de Ana Teberosky(2007), Emilia Ferreiro(2011), Magda Soares (2018) e Mônica Correia Baptista (2010) e as Proposições Curriculares da Educação Infantil de Belo Horizonte. A partir de observações e coletas de dados, foi possível realizar a análise da aplicação de um plano de ação que consistiu em investigar como acontece a aquisição da escrita na educação infantil, iniciando pelo nome próprio e pela disposição da escrita. Entre os principais resultados, observamos que realmente o nome próprio traz muita relevância, sendo um importante referencial para o primeiro repertório de letras das crianças. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Nome Próprio | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pré-escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Nomes pessoais | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | A apropriação da escrita na educação infantil: explorando o nome próprio | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adelaine Riberio.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.