Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33582
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | A apropriação da escrita na educação infantil: explorando o nome próprio |
Authors: | Adelaine Cristina de Melo Ribeiro |
First Advisor: | Gilcinei Teodoro Carvalho |
First Referee: | Valéria Barbosa de Resende |
Abstract: | A aquisição da escrita é o início oficial do ingresso da criança em nossa sociedade grafocêntrica. O objetivo deste trabalho é entender como a partir da compreensão do nome próprio é possível o início dessa alfabetização. Para as crianças, o nome próprio é o que tem mais significado, exercendo um grande valor social. Para respaldar a análise, foram utilizados como referência os trabalhos de Ana Teberosky(2007), Emilia Ferreiro(2011), Magda Soares (2018) e Mônica Correia Baptista (2010) e as Proposições Curriculares da Educação Infantil de Belo Horizonte. A partir de observações e coletas de dados, foi possível realizar a análise da aplicação de um plano de ação que consistiu em investigar como acontece a aquisição da escrita na educação infantil, iniciando pelo nome próprio e pela disposição da escrita. Entre os principais resultados, observamos que realmente o nome próprio traz muita relevância, sendo um importante referencial para o primeiro repertório de letras das crianças. |
Subject: | Educação pré-escolar Nomes pessoais Escrita Alfabetização |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33582 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adelaine Riberio.pdf | 1.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.