Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33594
Tipo: Dissertação
Título: Percepções e ações de professoras diante das manifestações de agressividade das crianças em uma instituição de Educação Infantil
Autor(es): Walquíria de Souza Euzébio
Primeiro Orientador: Iza Rodrigues da Luz
Primeiro membro da banca : Luiz Alberto Oliveira Gonçalves
Segundo membro da banca: Santuza Amorim da Silva
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal investigar as ações de professoras diante de manifestações de agressividade de crianças com quatro e cinco anos, em uma Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI de Belo Horizonte. O referencial teórico articula às áreas da Educação Infantil e da Psicologia, tendo como principal aporte estudos de D. W. Winnicott, que analisa o comportamento agressivo por uma perspectiva psicanalítica, na qual a agressividade é vista como constitutiva, criativa e necessária ao desenvolvimento psíquico do sujeito. Realizou-se para isso uma investigação qualitativa, com análise de documentos, observação participante e entrevistas semiestruturadas com três professoras, as coordenadoras pedagógicas e a vice-diretora da instituição. Essas análises indicaram que, tanto nos documentos quanto na concepção das professoras, a temática da agressividade foi apresentada como sinônimo de violência. As professoras demonstraram dificuldades em diferenciar os termos violência e agressividade. Identificamos, ainda, uma visão do fenômeno à sua faceta negativa, o que, conforme nosso referencial teórico, dificulta a ação educativa das crianças. Fundamentados nessa análise, consideramos que ainda é preciso avançar com relação à compreensão da agressividade, não apenas no campo educacional, mas em todos aqueles em que se trabalha com a formação humana e que, para isso, os cursos de formação continuada devem ser constantemente oferecidos às docentes e contemplar as relações complexas que as professoras estabelecem com as crianças.
Abstract: This work presents the results of a master's research that had as main objective to investigate the actions of teachers in front of demonstrations of aggressiveness of four and five years old children in a Municipal Unit of Early Childhood Education - UMEI of Belo Horizonte. The theoretical reference articulates to the areas of Early Childhood Education and Psychology, with the main contribution of studies by D. Winnicott that analyzes the aggressive behavior by a psychoanalytic perspective, in which aggressiveness is seen as constitutive, creative and necessary to the psychic development of the subject. A qualitative investigation was carried out, with document analysis, participant observation and semi-structured interviews with three teachers, pedagogical coordinators and the deputy director of the institution. These analyzes indicated that both in the documents and in the conception of the teachers the theme of aggressiveness was presented as a synonym of violence. The teachers demonstrated difficulties in differentiating the terms violence and aggression. We also identify a vision of the phenomenon to its negative side, which according to our theoretical framework hinders the educational action of children. Based on this analysis, we believe that there is still a need to move forward with regard to the understanding of aggression, not only in the educational field, but in all those in which human training is practiced and that for this, continuing education courses must be constantly offered to teachers and to contemplate the complex relationships that the teachers establish with the children.
Assunto: Professores e alunos
Agressividade nas crianças
Educação pre-escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/33594
Data do documento: 17-Ago-2018
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