Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/33594
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Iza Rodrigues da Luz | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5806566835640602 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Luiz Alberto Oliveira Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santuza Amorim da Silva | pt_BR |
dc.creator | Walquíria de Souza Euzébio | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3662056429604720 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-05T14:37:56Z | - |
dc.date.available | 2020-06-05T14:37:56Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-17 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33594 | - |
dc.description.abstract | This work presents the results of a master's research that had as main objective to investigate the actions of teachers in front of demonstrations of aggressiveness of four and five years old children in a Municipal Unit of Early Childhood Education - UMEI of Belo Horizonte. The theoretical reference articulates to the areas of Early Childhood Education and Psychology, with the main contribution of studies by D. Winnicott that analyzes the aggressive behavior by a psychoanalytic perspective, in which aggressiveness is seen as constitutive, creative and necessary to the psychic development of the subject. A qualitative investigation was carried out, with document analysis, participant observation and semi-structured interviews with three teachers, pedagogical coordinators and the deputy director of the institution. These analyzes indicated that both in the documents and in the conception of the teachers the theme of aggressiveness was presented as a synonym of violence. The teachers demonstrated difficulties in differentiating the terms violence and aggression. We also identify a vision of the phenomenon to its negative side, which according to our theoretical framework hinders the educational action of children. Based on this analysis, we believe that there is still a need to move forward with regard to the understanding of aggression, not only in the educational field, but in all those in which human training is practiced and that for this, continuing education courses must be constantly offered to teachers and to contemplate the complex relationships that the teachers establish with the children. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo principal investigar as ações de professoras diante de manifestações de agressividade de crianças com quatro e cinco anos, em uma Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI de Belo Horizonte. O referencial teórico articula às áreas da Educação Infantil e da Psicologia, tendo como principal aporte estudos de D. W. Winnicott, que analisa o comportamento agressivo por uma perspectiva psicanalítica, na qual a agressividade é vista como constitutiva, criativa e necessária ao desenvolvimento psíquico do sujeito. Realizou-se para isso uma investigação qualitativa, com análise de documentos, observação participante e entrevistas semiestruturadas com três professoras, as coordenadoras pedagógicas e a vice-diretora da instituição. Essas análises indicaram que, tanto nos documentos quanto na concepção das professoras, a temática da agressividade foi apresentada como sinônimo de violência. As professoras demonstraram dificuldades em diferenciar os termos violência e agressividade. Identificamos, ainda, uma visão do fenômeno à sua faceta negativa, o que, conforme nosso referencial teórico, dificulta a ação educativa das crianças. Fundamentados nessa análise, consideramos que ainda é preciso avançar com relação à compreensão da agressividade, não apenas no campo educacional, mas em todos aqueles em que se trabalha com a formação humana e que, para isso, os cursos de formação continuada devem ser constantemente oferecidos às docentes e contemplar as relações complexas que as professoras estabelecem com as crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation | Programa Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInt | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relação professoras-crianças. | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Agressividade | pt_BR |
dc.subject.other | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject.other | Agressividade nas crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Educação pre-escolar | pt_BR |
dc.title | Percepções e ações de professoras diante das manifestações de agressividade das crianças em uma instituição de Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Walquíria Euzébio.pdf | Como solicitado segue a dissertação com a Ata da Defesa assinada | 1.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.