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http://hdl.handle.net/1843/33608
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | EJA e memória - práticas interdisciplinares no ensino da cultura afro brasileira |
Autor(es): | Elcilene Aparecida Pinto |
primer Tutor: | Debora Mariz |
Resumen: | Este trabalho monográfico tem por finalidade analisar a contribuição do Jogo “Rotas de Histórias” - Um encontro precioso com a EJA, como instrumento de aprendizagem e como prática interdisciplinar no ensino da cultura afro-brasileira. O jogo tem como princípio a ludicidade como forma de estimular a memória e o desenvolvimento cognitivo de forma a promover a aprendizagem dos múltiplos sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos. O jogo “Rotas de Histórias” foi concebido como instrumento concreto, como metodologia inovadora por levar a ludicidade para o espaço da EJA com o objetivo de propiciar o estudo da cultura afro-brasileira de forma a favorecer a construção da identidade dos sujeitos da EJA, a formação para a cidadania e enfrentamento do racismo. Esse estudo fundamentou-se no pensamento de Paulo Freire, nas contribuições de Ivan Izquierdo acerca da memória, nos estudos da cultura afro-brasileira e nas contribuições de Uizinga sobre os jogos como instrumentos de aprendizagem significativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O jogo “Rotas de Histórias” foi construído e aplicado pela própria pesquisadora. O resultado desse trabalho aponta que conteúdos que dialogam com a realidade dos estudantes têm contribuído, significativamente, na emancipação desses sujeitos. Concluiu-se que a obrigatoriedade do estudo da cultura afro-brasileira conforme estabelecida na Lei nº 10.639/2003, bem como na Lei nº 9394/96 deve ser legitimada e efetivada por políticas públicas e, o jogo “Rotas de Histórias” pode contribuir para o estudo da cultura afro-brasileira no espaço escolar atribuindo a ela, o reconhecimento que lhe é devido. |
Asunto: | Educação de jovens e adultos Memória Cultura afro-brasileira Aprendizagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33608 |
Fecha del documento: | 7-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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