Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/33608
Tipo: Monografia (especialização)
Título: EJA e memória - práticas interdisciplinares no ensino da cultura afro brasileira
Autor(es): Elcilene Aparecida Pinto
Primeiro Orientador: Debora Mariz
Resumo: Este trabalho monográfico tem por finalidade analisar a contribuição do Jogo “Rotas de Histórias” - Um encontro precioso com a EJA, como instrumento de aprendizagem e como prática interdisciplinar no ensino da cultura afro-brasileira. O jogo tem como princípio a ludicidade como forma de estimular a memória e o desenvolvimento cognitivo de forma a promover a aprendizagem dos múltiplos sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos. O jogo “Rotas de Histórias” foi concebido como instrumento concreto, como metodologia inovadora por levar a ludicidade para o espaço da EJA com o objetivo de propiciar o estudo da cultura afro-brasileira de forma a favorecer a construção da identidade dos sujeitos da EJA, a formação para a cidadania e enfrentamento do racismo. Esse estudo fundamentou-se no pensamento de Paulo Freire, nas contribuições de Ivan Izquierdo acerca da memória, nos estudos da cultura afro-brasileira e nas contribuições de Uizinga sobre os jogos como instrumentos de aprendizagem significativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O jogo “Rotas de Histórias” foi construído e aplicado pela própria pesquisadora. O resultado desse trabalho aponta que conteúdos que dialogam com a realidade dos estudantes têm contribuído, significativamente, na emancipação desses sujeitos. Concluiu-se que a obrigatoriedade do estudo da cultura afro-brasileira conforme estabelecida na Lei nº 10.639/2003, bem como na Lei nº 9394/96 deve ser legitimada e efetivada por políticas públicas e, o jogo “Rotas de Histórias” pode contribuir para o estudo da cultura afro-brasileira no espaço escolar atribuindo a ela, o reconhecimento que lhe é devido.
Assunto: Educação de jovens e adultos
Memória
Cultura afro-brasileira
Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/33608
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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