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http://hdl.handle.net/1843/33608
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Debora Mariz | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6249462845493802 | pt_BR |
dc.creator | Elcilene Aparecida Pinto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-10T01:16:32Z | - |
dc.date.available | 2020-06-10T01:16:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/33608 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico tem por finalidade analisar a contribuição do Jogo “Rotas de Histórias” - Um encontro precioso com a EJA, como instrumento de aprendizagem e como prática interdisciplinar no ensino da cultura afro-brasileira. O jogo tem como princípio a ludicidade como forma de estimular a memória e o desenvolvimento cognitivo de forma a promover a aprendizagem dos múltiplos sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos. O jogo “Rotas de Histórias” foi concebido como instrumento concreto, como metodologia inovadora por levar a ludicidade para o espaço da EJA com o objetivo de propiciar o estudo da cultura afro-brasileira de forma a favorecer a construção da identidade dos sujeitos da EJA, a formação para a cidadania e enfrentamento do racismo. Esse estudo fundamentou-se no pensamento de Paulo Freire, nas contribuições de Ivan Izquierdo acerca da memória, nos estudos da cultura afro-brasileira e nas contribuições de Uizinga sobre os jogos como instrumentos de aprendizagem significativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O jogo “Rotas de Histórias” foi construído e aplicado pela própria pesquisadora. O resultado desse trabalho aponta que conteúdos que dialogam com a realidade dos estudantes têm contribuído, significativamente, na emancipação desses sujeitos. Concluiu-se que a obrigatoriedade do estudo da cultura afro-brasileira conforme estabelecida na Lei nº 10.639/2003, bem como na Lei nº 9394/96 deve ser legitimada e efetivada por políticas públicas e, o jogo “Rotas de Histórias” pode contribuir para o estudo da cultura afro-brasileira no espaço escolar atribuindo a ela, o reconhecimento que lhe é devido. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Instrumento de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Cultura Afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.other | Memória | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | EJA e memória - práticas interdisciplinares no ensino da cultura afro brasileira | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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TCC 25-05.pdf | TCC: Elcilene Aparecida Pinto | 874.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
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