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dc.contributor.advisor1Debora Marizpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6249462845493802pt_BR
dc.creatorElcilene Aparecida Pintopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-10T01:16:32Z-
dc.date.available2020-06-10T01:16:32Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33608-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico tem por finalidade analisar a contribuição do Jogo “Rotas de Histórias” - Um encontro precioso com a EJA, como instrumento de aprendizagem e como prática interdisciplinar no ensino da cultura afro-brasileira. O jogo tem como princípio a ludicidade como forma de estimular a memória e o desenvolvimento cognitivo de forma a promover a aprendizagem dos múltiplos sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos. O jogo “Rotas de Histórias” foi concebido como instrumento concreto, como metodologia inovadora por levar a ludicidade para o espaço da EJA com o objetivo de propiciar o estudo da cultura afro-brasileira de forma a favorecer a construção da identidade dos sujeitos da EJA, a formação para a cidadania e enfrentamento do racismo. Esse estudo fundamentou-se no pensamento de Paulo Freire, nas contribuições de Ivan Izquierdo acerca da memória, nos estudos da cultura afro-brasileira e nas contribuições de Uizinga sobre os jogos como instrumentos de aprendizagem significativa. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. O jogo “Rotas de Histórias” foi construído e aplicado pela própria pesquisadora. O resultado desse trabalho aponta que conteúdos que dialogam com a realidade dos estudantes têm contribuído, significativamente, na emancipação desses sujeitos. Concluiu-se que a obrigatoriedade do estudo da cultura afro-brasileira conforme estabelecida na Lei nº 10.639/2003, bem como na Lei nº 9394/96 deve ser legitimada e efetivada por políticas públicas e, o jogo “Rotas de Histórias” pode contribuir para o estudo da cultura afro-brasileira no espaço escolar atribuindo a ela, o reconhecimento que lhe é devido.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectInstrumento de Aprendizagempt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCultura Afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.otherEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.otherMemóriapt_BR
dc.subject.otherCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titleEJA e memória - práticas interdisciplinares no ensino da cultura afro brasileirapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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