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http://hdl.handle.net/1843/33963
Type: | Dissertação |
Title: | Influência das variáveis do resfriamento acelerado na microestrutura e na planicidade de chapas grossas de aço da classe API |
Authors: | Fabrício Mazola da Silva Paiva |
First Advisor: | Vicente Tadeu Lopes Buono |
First Referee: | Antonio Adel dos Santos |
Second Referee: | Augusta Cerceau Isaac Neta |
Abstract: | A tecnologia TMCP (Thermo Mechanical Control Process), que consiste na laminação controlada seguida do resfriamento acelerado, é largamente empregada atualmente na produção de chapas grossas de aços para aplicação em dutos de transporte de óleo e gás, regidos pela norma API. Existem ganhos de qualidade e produtividade associados à essa tecnologia, mas o controle de planicidade torna-se crucial porque grandes tensões térmicas podem ser geradas durante as transformações de fase sob o resfriamento rápido, devido a heterogeneidade térmica, causando problemas de planicidade na chapa laminada. Portanto este trabalho focou no efeito da estratégia de resfriamento acelerado para um aço API do grau X70, visando melhorar a planicidade e manter as propriedades mecânicas dentro dos limites especificados. Baseando-se em simulações matemáticas das curvas de resfriamento sob as diferentes estratégias, foram realizadas simulações de processo por dilatometria para avaliar a viabilidade de realização de experiências industriais. Assim, foram produzidos lotes experimentais de placas usando cinco diferentes estratégias de resfriamento. Os resultados de microestrutura, propriedades de tração, dureza, tenacidade e planicidade foram avaliados nas chapas produzidas e permitiram definir as estratégias mais favoráveis à obtenção de melhor uniformidade térmica, assim garantido boa planicidade, aliada ao atendimento das especificações de propriedades de acordo com a norma API. |
Abstract: | TMCP (Thermo Mechanical Control Process) is a technology that combines controlled rolling with accelerated cooling for production of heavy plates of steels for various applications, including those for oil and gas transportation, meeting the API standards. There are several benefits in terms of quality and productivity associated to use of this technology, but a point of concern is related to flatness requirements, because the intense cooling applied in the process may cause large temperature heterogeneity in the plate. This, in turn, may lead to unacceptable flatness problems, as the intense cooling covers the transformation temperature range. As such, this work focused on the effect of different accelerated cooling strategies on mechanical properties and flatness of API X70 grade steel plates. Based on numerical simulations of different strategies, the resulting cooling curves were determined and used for process simulations by dilatometry, aiming at checking the feasibility of doing industrial experiences. Thus, experimental lots of plates were produced using five selected cooling strategies that were simulated. The results of microstructure, tensile properties, hardness and flatness were evaluated in the plates produced, allowing for the determination of the best cooling strategies that favored the best combination between mechanical properties and flatness, complying with the API standard. |
Subject: | Engenharia metalúrgica Microestrutura Laminação (Metalurgia) Metalurgia de transformação Metalurgia física |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA METALÚRGICA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas - Mestrado Profissional |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/33963 |
Issue Date: | 30-Aug-2019 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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Influência das variáveis de resfriamento acelerado na microestrutura e na planicidade de chapas grossas de aços da classe API.pdf | 8.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
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