Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34041
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kleumanery de Melo Barbozapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0806773014560735pt_BR
dc.contributor.referee1Conceição Linda de Françapt_BR
dc.creatorBruna Albano Ramos Alvarengapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-21T14:12:12Z-
dc.date.available2020-08-21T14:12:12Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34041-
dc.description.abstractThe present research aims to understand and analyze the inclusion of Visual Arts in Early Childhood Education, according to Brazilian laws number 5,692/71 and LDB 9694/96 and the subsequent regulatory acts. Understanding the teaching patterns of Arts over time is of maximum importance for the construction of teaching-learning processes, as well as for the building of methodologies and paths that help to overcome old paradigms that may still be present in the educational process. The methodology applied for this research was based on the deductive review of bibliographies, laws, regulatory acts and well-known thinkers in the educational field. The conclusion is that important changes have occurred both in the conceptual field and in the practice of the compared educational systems, in terms of rights and their evolution, as well as in terms of methodological achievements and teaching processes. The changes have also occurred in conceptualization, acceptance and regulation of Arts in the educational system. From a supplementary and diffuse discipline, Arts is currently regarded as an essential branch of knowledge in the development of teaching and learning process.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresentada visa compreender e analisar a inserção das Artes Visuais na Educação Infantil segundo as leis 5.692/71 e 9694/96 e atos normativos posteriores. A compreensão do modelo de ensino das artes no tempo é fundamental para a construção de processos de ensino-aprendizagem, para construção de metodologias e caminhos que ajudem a superar paradigmas ultrapassados que ainda podem estar presentes no processo educativo. Foi utilizado como metodologia a revisão dedutiva de bibliografias, leis, atos normativos e pensadores de relevância para a educação. Conclui-se que ocorreram mudanças importantes tanto no campo conceitual, como na prática dos sistemas de ensino comparados, tanto na perspectiva dos direitos e sua evolução, como também os avanços metodológicos e nos processos de ensino. As mudanças também ocorreram na conceituação, aceitação e regulamentação das Artes no sistema educacional. De disciplina acessória e difusa, atualmente a arte se insere como área de conhecimento fundamental para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectArtes e ensinopt_BR
dc.subjectEstudo comparativopt_BR
dc.subject.otherArte – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherEnsino - Legislação - Brasilpt_BR
dc.titleA inserção das artes visuais na educação infantil: estudo comparativo das leis de Diretrizes e Bases da Educação 5692/71 e 9694/96 aos dias atuaispt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A INSERÇÃO DAS ARTES VISUAIS.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.