Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34128
Tipo: Dissertação
Título: Diversificação de conteúdos e abordagens na educação física: implicações para inclusão e participação de estudantes nas aulas
Autor(es): Breno Silva de Araújo
Primeiro Orientador: Tarcísio Mauro Vago
Primeiro membro da banca : Joélcio Fernandes Pinto
Segundo membro da banca: Admir Soares de Almeida Júnior
Terceiro membro da banca: Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz
Quarto membro da banca: Maria Aparecida de Souza Gerken
Resumo: Este trabalho é uma Intervenção Pedagógica (Ação de Ensino) orientada por uma estratégia de diversificação de conteúdos nas aulas de Educação Física, acolhendo em seu programa práticas da cultura corporal de movimentos a serem conhecidas e realizadas pelos estudantes. Objetivou analisar sua repercussão na inclusão e na participação de estudantes nas aulas realizadas na Escola Municipal Gilberto Alves da Silva (Betim, MG). Nessa perspectiva de pesquisa-ensino com abordagem qualitativa, utilizou-se dos acontecimentos em aulas, a saber, diálogos, comportamentos e fotografias, para compor as narrativas (registro reflexivo) sobre a Intervenção Docente de Ensino. Os registros das vivências dos estudantes foram feitos nos “Diários de Experiência de Ensino”. Quanto aos conteúdos escolhidos para o desenvolvimento das aulas, registram-se: as brincadeiras e os jogos, e a ginástica, temáticas reconhecidas pela área quanto à sua importância na formação dos estudantes. O trabalho contou com a participação de 51 estudantes do 8º ano (sujeitos da pesquisa), que estiveram abertos à proposta e ampliaram o seu aprendizado. Durante a ação de ensino realizada, observou-se que a resistência por parte de alguns estudantes aos conteúdos propostos ficou apenas na esfera do verbal, fato que não comprometeu sua inclusão e envolvimento nas aulas. Percebeu-se, também, que a participação da maioria dos estudantes foi possibilitada por uma orientação intencionalmente inclusiva, por parte do professor, com características acolhedoras, procurando combater valores competitivos e excludentes. As análises dos resultados mostraram que é possível a superação da “monocultura do esporte” nas aulas de Educação Física, e que os estudantes podem ser orientados ao aprendizado de outras práticas corporais da cultura, que também devem compor e enriquecer seu programa de ensino. Ressalta-se a importância desta intervenção pedagógica desde as problematizações sobre as aulas de Educação Física nas práticas escolares até a reflexão a respeito das experiências adquiridas em sua realização, tanto por parte dos estudantes como do docente.
Abstract: This work is a Pedagogical Intervention (Teaching Action) guided by a strategy aimed to diversify the contents in the Physical Education classes, supporting in its program practices from the body culture of movements to be assimilated and performed by the students. It aimed to analyze its effect on students’ inclusion and participation in classes at Gilberto Alves da Silva Municipal School (Betim, MG). In this teaching-based research with a qualitative approach, we used the events in classes, e.g., dialogues, behaviors, and photographs to compose the narratives (a reflective record) on Teaching Intervention. The recordings of students' experiences were kept in the "Teaching experiences journals”. Concerning the contents selected for the development of the classes, they are as follows: games and gymnastics, themes recognized by the area for their importance in student’s education. The work was done with the participation of 51 8th grade students (research subjects), who demonstrated to be open to the proposal and expanded their learning. Throughout this teaching action, it was observed that the resistance of some students to the proposed contents was only in the verbal sphere, a fact that did not compromise their inclusion and participation in classes. It was also noted that the participation of the majority of the students was possible due to an inclusive intention on the part of the teacher, with accessible characteristics, in an attempt to oppose competitive and excluding values. The analysis of the results showed that it is possible to overcome the hegemony of sports in Physical Education classes and that students can be oriented to learn other body practices that should embody and enrich the teaching program. It is important to emphasize the relevance of this pedagogical intervention since it raises awareness for the problems concerning Physical Education classes in schools and reflects about the experiences acquired in their practice, by both the students and the teacher.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34128
Data do documento: 19-Jun-2020
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