Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34128
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Tarcísio Mauro Vagopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3671595343974895pt_BR
dc.contributor.referee1Joélcio Fernandes Pintopt_BR
dc.contributor.referee2Admir Soares de Almeida Júniorpt_BR
dc.contributor.referee3Isabel Cristina Vieira Coimbra Dinizpt_BR
dc.contributor.referee4Maria Aparecida de Souza Gerkenpt_BR
dc.creatorBreno Silva de Araújopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8410299499884355pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-14T18:29:41Z-
dc.date.available2020-09-14T18:29:41Z-
dc.date.issued2020-06-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34128-
dc.description.abstractThis work is a Pedagogical Intervention (Teaching Action) guided by a strategy aimed to diversify the contents in the Physical Education classes, supporting in its program practices from the body culture of movements to be assimilated and performed by the students. It aimed to analyze its effect on students’ inclusion and participation in classes at Gilberto Alves da Silva Municipal School (Betim, MG). In this teaching-based research with a qualitative approach, we used the events in classes, e.g., dialogues, behaviors, and photographs to compose the narratives (a reflective record) on Teaching Intervention. The recordings of students' experiences were kept in the "Teaching experiences journals”. Concerning the contents selected for the development of the classes, they are as follows: games and gymnastics, themes recognized by the area for their importance in student’s education. The work was done with the participation of 51 8th grade students (research subjects), who demonstrated to be open to the proposal and expanded their learning. Throughout this teaching action, it was observed that the resistance of some students to the proposed contents was only in the verbal sphere, a fact that did not compromise their inclusion and participation in classes. It was also noted that the participation of the majority of the students was possible due to an inclusive intention on the part of the teacher, with accessible characteristics, in an attempt to oppose competitive and excluding values. The analysis of the results showed that it is possible to overcome the hegemony of sports in Physical Education classes and that students can be oriented to learn other body practices that should embody and enrich the teaching program. It is important to emphasize the relevance of this pedagogical intervention since it raises awareness for the problems concerning Physical Education classes in schools and reflects about the experiences acquired in their practice, by both the students and the teacher.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma Intervenção Pedagógica (Ação de Ensino) orientada por uma estratégia de diversificação de conteúdos nas aulas de Educação Física, acolhendo em seu programa práticas da cultura corporal de movimentos a serem conhecidas e realizadas pelos estudantes. Objetivou analisar sua repercussão na inclusão e na participação de estudantes nas aulas realizadas na Escola Municipal Gilberto Alves da Silva (Betim, MG). Nessa perspectiva de pesquisa-ensino com abordagem qualitativa, utilizou-se dos acontecimentos em aulas, a saber, diálogos, comportamentos e fotografias, para compor as narrativas (registro reflexivo) sobre a Intervenção Docente de Ensino. Os registros das vivências dos estudantes foram feitos nos “Diários de Experiência de Ensino”. Quanto aos conteúdos escolhidos para o desenvolvimento das aulas, registram-se: as brincadeiras e os jogos, e a ginástica, temáticas reconhecidas pela área quanto à sua importância na formação dos estudantes. O trabalho contou com a participação de 51 estudantes do 8º ano (sujeitos da pesquisa), que estiveram abertos à proposta e ampliaram o seu aprendizado. Durante a ação de ensino realizada, observou-se que a resistência por parte de alguns estudantes aos conteúdos propostos ficou apenas na esfera do verbal, fato que não comprometeu sua inclusão e envolvimento nas aulas. Percebeu-se, também, que a participação da maioria dos estudantes foi possibilitada por uma orientação intencionalmente inclusiva, por parte do professor, com características acolhedoras, procurando combater valores competitivos e excludentes. As análises dos resultados mostraram que é possível a superação da “monocultura do esporte” nas aulas de Educação Física, e que os estudantes podem ser orientados ao aprendizado de outras práticas corporais da cultura, que também devem compor e enriquecer seu programa de ensino. Ressalta-se a importância desta intervenção pedagógica desde as problematizações sobre as aulas de Educação Física nas práticas escolares até a reflexão a respeito das experiências adquiridas em sua realização, tanto por parte dos estudantes como do docente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.titleDiversificação de conteúdos e abordagens na educação física: implicações para inclusão e participação de estudantes nas aulaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8170-707Xpt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIVERSIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO FÍSICA.pdf11.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.