Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34164
Type: Monografia (especialização)
Title: A produção de texto numa perspectiva sócio- interacionista: a escrita de relatos pessoais em uma turma de 3° ano do ensino fundamental
Authors: Rosária de Jesus
First Advisor: Ana Paula da Silva Rodrigues
Abstract: Este trabalho buscou investigar os motivos do aparente desinteresse, apatia e indisciplina em uma turma do 3º Ano do Ensino Fundamental. Por meio da aplicação de um Plano de Ação, objetivamos buscar maneiras de ajudar o aluno a vencer as dificuldades que são externas à sala de aula, mas que acabam refletindo nesse espaço, gerando vários transtornos. Para tanto nos embasamos nas teorias de Bakthin (1998), Vigotsky (2003), entre outros autores que falam sobre a importância da interação como forma de propiciar um desenvolvimento mais efetivo entre os indivíduos, para buscarmos respostas que nos permitam lidar em sala de aula de uma maneira mais leve, de modo que o aluno se sinta bem e valorizado no ambiente. Metodologicamente, esta pesquisa se caracteriza como pesquisa-ação, uma vez que a pesquisadora está inserida na pesquisa, influenciando e sendo influenciada por ela. Para isso, escolhemos, em um primeiro momento, trabalhar com a produção de textos em grupo, objetivando aumentar a interação e a cooperação entre os alunos. Posteriormente, focamos na produção de Relatos Pessoais como forma de trabalhar a escrita, mas de uma forma que valorizasse a história do educando. Os resultados apontam que a interação pode ajudar a evitar conflitos e tornar a sala de aula um lugar onde haja prazer em aprender.
Subject: Educação
Educação de crianças
. Relações humanas
Produção de textos
Ensino fundamental
Comunicação na educação
Professores e alunos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34164
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Rosaria.pdf569.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.