Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34166
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Juarez melgaço Valadares | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5496035029896028 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Patrícia Moulin Mendonça | pt_BR |
dc.creator | Márcia Cristina Aves | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6083381394991927 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-18T10:49:15Z | - |
dc.date.available | 2020-09-18T10:49:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34166 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho procura analisar os conflitos no interior das escolas a partir dos boletins de ocorrência registrados pela Guarda Municipal. Buscamos ampliar as informações acerca dos territórios onde as escolas estão inseridas, sistematizando os dados do Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) do Município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Verificamos uma correlação entre a concentração de registros de ocorrências e a vulnerabilidade juvenil na mesma região da cidade. Fazendo uma leitura coletiva das ocorrências com professores e gestores, apontamos alguns elementos que identificam os conflitos escolares para além das categorias normativas indicadas pelos códigos da justiça ou da segurança pública. Exploramos, neste trabalho, os conflitos escolares a partir das trajetórias dos alunos e o cruzamento destas com as características do território onde vivem. Apontamos as possibilidades das escolas, inseridas nesse contexto, ampliarem seu repertório pedagógico construindo uma metodologia de leitura e discussão dos conflitos no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Conflitos escolares | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade juvenil. | pt_BR |
dc.subject | Território | pt_BR |
dc.subject | Trajetória | pt_BR |
dc.subject | Violência nas escolas | pt_BR |
dc.subject.other | Violência escolar - Belo Horizonte (MG) | pt_BR |
dc.subject.other | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Território | pt_BR |
dc.subject.other | Jovens - Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Jovens - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Atos infracionais, indisciplinas e incivilidades na escola: uma leitura da (in) segurança no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL MARCIA REPOSITÓRIO UFMG.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.