Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/34199
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A fotografia autoral e suas poéticas: potencialidades para a aprendizagem no segundo segmento do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Authorial photography and its poetics: potential for learning in the second segment of elementary school |
Autor(es): | Sabrina Soares Aguiar |
primer Tutor: | João Henrique Ribeiro Barbosa |
primer miembro del tribunal : | Rosvita Kolb Bernardes |
Resumen: | O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a fotografia como conteúdo e suas potencialidades para o ensino no campo das Artes Visuais na Educação Básica, especificamente no segundo segmento do ensino fundamental do 6º ao 9º ano. Amparado na experiência artística, na análise de trabalhos autorais da artistadocente-pesquisadora e nas narrativas pessoais, como proposta que pode ser potencializada em conhecimento e possibilidades de trabalhos, processos de ensino e aprendizagem em arte, sobretudo adaptados para o ensino regular de Artes Visuais na educação básica. Nosso objeto de estudo teve como foco a fotografia e a pesquisa em arte com ênfase nas poéticas visuais, onde o artista-pesquisador orienta sua pesquisa a partir do processo autoral do seu trabalho plástico e a partir de questões suscitadas pela sua prática. No trabalho buscamos refletir ainda sobre como a fotografia está inserida como conhecimento e conteúdo específico do componente curricular Arte, alinhados ao currículo escolar e aulas de Artes Visuais na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). |
Abstract: | The present work aimed to reflect on photography as content and its potential for teaching in the field of Visual Arts in Basic Education, specifically in the second segment of fundamental education from the 6th to the 9th grade. Supported by the artistic experience, analysis of author works by the artist-teacher-researcher and in personal narratives, as a proposal that can be enhanced in knowledge and work possibilities, teaching and learning processes in art, especially adapted for the regular teaching of Visual Arts in basic education. Our object of study focused on photography and research in art with an emphasis on visual poetics, where the artistresearcher guides his research from the authorial process of his plastic work and from questions raised by his practice. In the work we seek to reflect further on how photography is inserted as knowledge and specific content of the curricular component Art, aligned with the school curriculum and Visual Arts classes in the new National Common Curricular Base (BNCC). |
Asunto: | Arte – Estudo e ensino Fotografia Arte e educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34199 |
Fecha del documento: | 29-feb-2020 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_VERSAO FINAL _Sabrina_Aguiar.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.