Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1João Henrique Ribeiro Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4001162545733151pt_BR
dc.contributor.referee1Rosvita Kolb Bernardespt_BR
dc.creatorSabrina Soares Aguiarpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8976549385922038pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-29T20:18:10Z-
dc.date.available2020-09-29T20:18:10Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34199-
dc.description.abstractThe present work aimed to reflect on photography as content and its potential for teaching in the field of Visual Arts in Basic Education, specifically in the second segment of fundamental education from the 6th to the 9th grade. Supported by the artistic experience, analysis of author works by the artist-teacher-researcher and in personal narratives, as a proposal that can be enhanced in knowledge and work possibilities, teaching and learning processes in art, especially adapted for the regular teaching of Visual Arts in basic education. Our object of study focused on photography and research in art with an emphasis on visual poetics, where the artistresearcher guides his research from the authorial process of his plastic work and from questions raised by his practice. In the work we seek to reflect further on how photography is inserted as knowledge and specific content of the curricular component Art, aligned with the school curriculum and Visual Arts classes in the new National Common Curricular Base (BNCC).pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a fotografia como conteúdo e suas potencialidades para o ensino no campo das Artes Visuais na Educação Básica, especificamente no segundo segmento do ensino fundamental do 6º ao 9º ano. Amparado na experiência artística, na análise de trabalhos autorais da artistadocente-pesquisadora e nas narrativas pessoais, como proposta que pode ser potencializada em conhecimento e possibilidades de trabalhos, processos de ensino e aprendizagem em arte, sobretudo adaptados para o ensino regular de Artes Visuais na educação básica. Nosso objeto de estudo teve como foco a fotografia e a pesquisa em arte com ênfase nas poéticas visuais, onde o artista-pesquisador orienta sua pesquisa a partir do processo autoral do seu trabalho plástico e a partir de questões suscitadas pela sua prática. No trabalho buscamos refletir ainda sobre como a fotografia está inserida como conhecimento e conteúdo específico do componente curricular Arte, alinhados ao currículo escolar e aulas de Artes Visuais na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEnsino da arte e currículopt_BR
dc.subject.otherArte – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherArte e educaçãopt_BR
dc.titleA fotografia autoral e suas poéticas: potencialidades para a aprendizagem no segundo segmento do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeAuthorial photography and its poetics: potential for learning in the second segment of elementary schoolpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_VERSAO FINAL _Sabrina_Aguiar.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.