Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34208
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Narrativas e a produção de significados: disparadores nas práticas artísticas em sala de aula
Autor(es): Maria Carolina Alves Dolabella Bicalho
Primeiro Orientador: Cássia Macieira
Primeiro membro da banca : Andrea de Paula Xavier
Resumo: O presente trabalho visou investigar se a utilização de referenciais narrativos pode favorecer a percepção e a construção de significado, por parte dos alunos e arte/educandos, sobre a prática de atividades artísticas durante as aulas de Artes. Para isso, analisou-se a relação entre as narrativas e a construção de significado frente ao fazer artístico e as obras de Arte, com especial enfoque nas obras de Arte Contemporânea. Em seguida, promoveu-se uma reflexão acerca do papel do olhar e da leitura de imagens na Arte e pontuou-se a integração de outros sentidos, além da visão, na Arte Contemporânea. Ademais, verificou-se a importância de se fomentar uma formação estética dentro das aulas de artes para possibilitar o desenvolvimento discente de meios para vivenciar uma relação mais significativa com a Arte e o processo artístico. Identificou-se que a utilização de referenciais narrativos, ou seja, de elementos pertencentes ao universo dos alunos e arte/educandos revela-se como ferramenta impulsionadora dessa relação.
Abstract: The present work aimed to investigate whether the use of narrative references can favor the perception and the construction of meaning, by art students, about the practice of artistic activities during Arts classes. To this end, the relationship between narratives and the construction of meaning in relation to artistic making and works of art was analyzed, with a special focus on works of Contemporary Art. Then, a reflection was promoted about the role of looking and reading images in Art and the integration of other senses, besides the vision, in Contemporary Art was pointed out. In addition, it was verified the importance of promoting aesthetic education within the arts classes to enable the student development of means to experience a more significant relationship with Art and the artistic process. It was identified that the use of narrative references, that is, elements belonging to the universe of art students, reveals itself as a driving force in this relationship.
Assunto: Arte - Estudo e ensino
Criação (Literária, artística, etc.)
Percepção visual
Arte moderna
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34208
Data do documento: 29-Fev-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.