Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34208
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cássia Macieirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1188991627828778pt_BR
dc.contributor.referee1Andrea de Paula Xavierpt_BR
dc.creatorMaria Carolina Alves Dolabella Bicalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1482335866053684pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-30T00:15:22Z-
dc.date.available2020-09-30T00:15:22Z-
dc.date.issued2020-02-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34208-
dc.description.abstractThe present work aimed to investigate whether the use of narrative references can favor the perception and the construction of meaning, by art students, about the practice of artistic activities during Arts classes. To this end, the relationship between narratives and the construction of meaning in relation to artistic making and works of art was analyzed, with a special focus on works of Contemporary Art. Then, a reflection was promoted about the role of looking and reading images in Art and the integration of other senses, besides the vision, in Contemporary Art was pointed out. In addition, it was verified the importance of promoting aesthetic education within the arts classes to enable the student development of means to experience a more significant relationship with Art and the artistic process. It was identified that the use of narrative references, that is, elements belonging to the universe of art students, reveals itself as a driving force in this relationship.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visou investigar se a utilização de referenciais narrativos pode favorecer a percepção e a construção de significado, por parte dos alunos e arte/educandos, sobre a prática de atividades artísticas durante as aulas de Artes. Para isso, analisou-se a relação entre as narrativas e a construção de significado frente ao fazer artístico e as obras de Arte, com especial enfoque nas obras de Arte Contemporânea. Em seguida, promoveu-se uma reflexão acerca do papel do olhar e da leitura de imagens na Arte e pontuou-se a integração de outros sentidos, além da visão, na Arte Contemporânea. Ademais, verificou-se a importância de se fomentar uma formação estética dentro das aulas de artes para possibilitar o desenvolvimento discente de meios para vivenciar uma relação mais significativa com a Arte e o processo artístico. Identificou-se que a utilização de referenciais narrativos, ou seja, de elementos pertencentes ao universo dos alunos e arte/educandos revela-se como ferramenta impulsionadora dessa relação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectReferenciais narrativospt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subject.otherPercepção visualpt_BR
dc.subject.otherArte modernapt_BR
dc.titleNarrativas e a produção de significados: disparadores nas práticas artísticas em sala de aulapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.