Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/34260
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Materiais, métodos e técnicas como recursos didáticos |
Autor(es): | Saulo Leonardo de Melo |
Primeiro Orientador: | João Augusto Cristeli de Oliveira |
Primeiro membro da banca : | Artur Luiz de Souza Maciel |
Resumo: | A pesquisa busca refletir sobre a atuação do Arte educador, conceituando, por meio de revisão bibliográfica, sua atividade no contexto histórico brasileiro, no empenho de entender esse processo e melhorar suas técnicas de ensino aprendizagem, sua prática cotidiana e, consequentemente, o seu esforço pelo reconhecimento da disciplina, assim como a sua democratização. Traz, ainda, ponderações acerca da omissão do Estado em relação à educação pública e à carência de materiais didáticos nas escolas para se trabalhar as diferentes linguagens artísticas exigidas na Base Nacional Comum Curricular. Com foco na produção de materiais didáticos de baixo custo, como forma alternativa à falta de material didático nas escolas, averigua-se, por meio de uma pesquisa qualitativa realizada com alunos de sétimo ano de uma escola da rede municipal, a produção de materiais substitutivos. Assim, discorre sobre o processo de criação e desenvolvimento destes materiais, as diversas possibilidades de avaliação e instiga a refletir sobre a eficácia desses materiais no ensino aprendizagem. |
Abstract: | This research seeks to reflect on the role of Art educator, conceptualizing, through bibliographic review, his activity in the Brazilian historical context, in an effort to understand this process and improve his teaching and learning techniques, his daily practice and, consequently, his effort for the recognition of the discipline, as well as his democratization. It also brings considerations about the State's (government) omission in relation to public education and the lack of didactic materials in schools to work on the different artistic languages required in the Common National Curricular Base. With a focus on the production of low-cost didactic materials, as an alternative to the lack of didactic material in public schools, it is verified, through a qualitative research carried out with seventh year students of a municipal public school, production of substitute materials. Thus, it discusses the process of creating and developing these materials, different possibilities of evaluation and encourages reflection on the effectiveness of these materials in teaching and learning. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Material didático Ensino - Meios auxiliares Política e educação - Brasil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34260 |
Data do documento: | 29-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MATERIAIS METODOS E TECNICAS COMO RECURSOS DIDATICOS.pdf | 717.18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.