Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34319
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Possibilidades/alternativas para o ensino das artes visuais na educação infantil
Autor(es): Maria da Penha Riani Martins Silva
primer Tutor: Melissa Etelvina Oliveira Rocha
primer miembro del tribunal : João Henrique Ribeiro Barbosa
Resumen: As Artes Visuais constituem uma forma de arte que tem como principal elemento de apreciação e reflexão o sentido visão. O ensino dessa disciplina com qualidade possibilita ao aluno diversos benefícios no que diz respeito ao seu desenvolvimento. Contudo, as Artes Visuais ainda não são vistas como as outras disciplinas no Brasil, com ensino muitas vezes precário e falta de recursos. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar as possibilidades e as alternativas para o ensino das Artes Visuais na Educação Infantil, assim como apontar os benefícios e abordar sobre alguns relatos artísticos vivenciados por alunos de 0 a 5 anos. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza básica e abordagem qualitativa, que utiliza como recurso uma pesquisa participante acerca da temática: Possibilidades/Alternativas para o ensino das Artes Visuais na Educação Infantil. O ensino artístico possibilita que os alunos dialoguem com as diferenças, estimula sua invenção e expressão, auxilia no desenvolvimento motor, psíquico, intelectual, cognitivo e nas habilidades emocionais, e também no processo de aprendizagem, criatividade, imaginação, alfabetização, socialização, sensibilidade e autonomia, ajudando a criança a conscientizar-se enquanto cidadão. Neste trabalho serão descritas experiências da vivência artística na Educação Infantil, que foram realizadas de diversas maneiras, utilizando pintura, modelagem, música, rabiscos, entre outros. Os resultados encontrados após a prática dessas atividades trouxeram muitos benefícios às crianças, estes que auxiliam de forma considerável o seu desenvolvimento motor, psíquico e cognitivo, assim como na atuação escolar.
Abstract: Visual Arts is an art form whose main element of appreciation and reflection is the sense of vision. The teaching of this discipline with quality allows the student several benefits with regard to its development. However, Visual Arts is still not seen like other disciplines in Brazil, with education that is often precarious and lacking resources. Thus, this work aims to identify the possibilities and alternatives for teaching Visual Arts in Early Childhood Education, as well as pointing out the benefits and addressing some artistic reports experienced by students from 0 to 5 years old. This is an exploratory research of a basic nature and qualitative approach, which uses as a resource a participatory research on the theme: Possibilities / Alternatives for teaching Visual Arts in Early Childhood Education. Artistic teaching allows students to dialogue with differences, stimulates their invention and expression, assists in motor, psychological, intellectual, cognitive development and emotional skills, as well as in the process of learning, creativity, imagination, literacy, socialization, sensitivity and autonomy, helping the child to become aware as a citizen. This work will describe experiences of artistic experience in Early Childhood Education, which were carried out in different ways, using painting, modeling, music, doodles, among others. The results found after the practice of these activities brought many benefits to the children, which considerably help their motor, psychological and cognitive development, as well as in school performance.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Educação de crianças
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34319
Fecha del documento: 4-abr-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_mariadapenhasilva.pdf442.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.