Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34334
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | O uso de grupos no facebook com aprendizes da língua inglesa: indo além da sala de aula |
Authors: | Daniela Valim de Oliveira |
First Advisor: | Elizabeth Guzzo de Almeida |
Abstract: | Na última década os avanços tecnológicos proporcionaram uma grande mudança no cenário educacional como um todo. O acesso às informações está cada vez mais fácil e rápido, assim como o surgimento de novas ferramentas que influenciam tanto nossa vida pessoal quanto profissional. Muito tem sido discutido atualmente sobre a influência dessas ferramentas no processo de aprendizagem de línguas. Dias (2008 apud O’REILLEY, 2005) afirma que mais recentemente as ferramentas da web 2.0, como blogs, wikis e podcasts, vêm ampliando as possibilidades para interações síncronas e assíncronas entre os alunos de diferentes partes do planeta, que têm interesse em aprender juntos, colaborando para a co-construção do conhecimento. Além dos alunos poderem ter contato com estudantes de outra cidade ou país, eles podem ir além da sala de aula e manter contato com aqueles que estudam juntos. É como se a sala de aula estivesse presente todos os dias na vida deles. Os alunos não precisam esperar a próxima aula para entrar em contato com o professor ou os colegas de sala. O vínculo criado é reforçado. Aprender uma segunda é um processo complexo. Entretanto, estudar outro idioma nos tempos em que se tem acesso a várias ferramentas que auxiliam e deixam esse estudo cada vez mais ilustrado e real, facilita o processo. Não perceber que as redes sociais, que já fazem parte da vida de muitas pessoas, podem auxiliar nessa caminhada, em minha opinião é um desperdício. É claro que ainda há muito preconceito e dúvidas rondando esse cenário. Os autores Martins, Martinez, Filho e Pereira (2009) afirmaram, há quatro anos, que a percepção que se tinha sobre as redes sociais era um tanto negativa em relação à aprendizagem, pois eram apontadas apenas como meio de distração |
Subject: | Língua inglesa – Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34334 |
Issue Date: | 16-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo UFMG Julho 2013 - Daniela Valim de Oliveira.pdf | 1.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License