Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34334
Type: Monografia (especialização)
Title: O uso de grupos no facebook com aprendizes da língua inglesa: indo além da sala de aula
Authors: Daniela Valim de Oliveira
First Advisor: Elizabeth Guzzo de Almeida
Abstract: Na última década os avanços tecnológicos proporcionaram uma grande mudança no cenário educacional como um todo. O acesso às informações está cada vez mais fácil e rápido, assim como o surgimento de novas ferramentas que influenciam tanto nossa vida pessoal quanto profissional. Muito tem sido discutido atualmente sobre a influência dessas ferramentas no processo de aprendizagem de línguas. Dias (2008 apud O’REILLEY, 2005) afirma que mais recentemente as ferramentas da web 2.0, como blogs, wikis e podcasts, vêm ampliando as possibilidades para interações síncronas e assíncronas entre os alunos de diferentes partes do planeta, que têm interesse em aprender juntos, colaborando para a co-construção do conhecimento. Além dos alunos poderem ter contato com estudantes de outra cidade ou país, eles podem ir além da sala de aula e manter contato com aqueles que estudam juntos. É como se a sala de aula estivesse presente todos os dias na vida deles. Os alunos não precisam esperar a próxima aula para entrar em contato com o professor ou os colegas de sala. O vínculo criado é reforçado. Aprender uma segunda é um processo complexo. Entretanto, estudar outro idioma nos tempos em que se tem acesso a várias ferramentas que auxiliam e deixam esse estudo cada vez mais ilustrado e real, facilita o processo. Não perceber que as redes sociais, que já fazem parte da vida de muitas pessoas, podem auxiliar nessa caminhada, em minha opinião é um desperdício. É claro que ainda há muito preconceito e dúvidas rondando esse cenário. Os autores Martins, Martinez, Filho e Pereira (2009) afirmaram, há quatro anos, que a percepção que se tinha sobre as redes sociais era um tanto negativa em relação à aprendizagem, pois eram apontadas apenas como meio de distração
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34334
Issue Date: 16-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo UFMG Julho 2013 - Daniela Valim de Oliveira.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons