Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/34363
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Os pronomes átonos e o ensino de língua portuguesa |
Autor(es): | Geiza Fernandes Prado |
primer Tutor: | Lorenzo Teixeira Vitral |
primer miembro del tribunal : | Eliane Mourão |
Segundo miembro del tribunal: | Luana Amaral |
Resumen: | Os fundamentos da gramática teórica não acompanham o dinamismo da língua, que é viva e dinâmica. Compreende-se que a gramática tradicional elabora um regramento autoritário, que evidencia uma defesa dos conceitos por meio da condenação de algo que seja dito de forma “não clássica”. Entende-se que tais imposições afastam fortemente a língua portuguesa em uso da língua portuguesa ensinada. Tanto para os discentes, quanto para os docentes, de modo geral, há barreiras frente às questões relativas ao processo de ensino e ao processo de aprendizagem pertinentes ao registro formal da língua portuguesa. O presente estudo, ao analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN 1998) e outros documentos oficiais mais recentes analisa o fenômeno do uso dos pronomes átonos, explorando um dos fenômenos que expõem o afastamento entre a língua prescrita e a língua em uso no Brasil, que é a reunião de regras que apontam para a utilização dos pronomes átonos.. O objetivo geral do presente estudo é assim analisar aspectos da língua portuguesa que não são tratados pela gramática normativa, e discutir o tema da distância entre o oral e o escrito com base no que preconiza os PCN. |
Abstract: | The foundations of theoretical grammar do not accompany the dynamism of language, which is lively and dynamic. It is understood that traditional grammar elaborates an authoritarian rule, which evidences a defense of concepts by condemning something that is said in a "non-classical" way. It is understood that such impositions strongly distract the Portuguese language in use of the Portuguese language taught. For both students and teachers, in general, there are barriers to the issues related to the teaching process and the learning process pertinent to the formal registration of the Portuguese language. The present study, based on NCPs and the relationship between thought and language, explores one of the phenomena that expose this distance between the prescribed language and the language in use in Brazil, which is the gathering of rules that point to the use of pronouns unstressed It is observed that the question of the teaching and learning process as well as the teaching practices are intertwined with the teaching of grammar. The general objective of this study is to analyze aspects of Portuguese that are not treated by normative grammar, such as the use of unstressed pronouns by substitution of tonic forms, as an example, to raise a discussion about distance from oral to written and how that the recommendations of the NCPs are directly related to the optimization and maintenance of the teaching process that aims at the autonomy of the student. |
Asunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34363 |
Fecha del documento: | 25-jun-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gramática e Ensino |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Geiza 24-07-19.pdf | 909.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.