Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34363
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Os pronomes átonos e o ensino de língua portuguesa
Autor(es): Geiza Fernandes Prado
Primeiro Orientador: Lorenzo Teixeira Vitral
Primeiro membro da banca : Eliane Mourão
Segundo membro da banca: Luana Amaral
Resumo: Os fundamentos da gramática teórica não acompanham o dinamismo da língua, que é viva e dinâmica. Compreende-se que a gramática tradicional elabora um regramento autoritário, que evidencia uma defesa dos conceitos por meio da condenação de algo que seja dito de forma “não clássica”. Entende-se que tais imposições afastam fortemente a língua portuguesa em uso da língua portuguesa ensinada. Tanto para os discentes, quanto para os docentes, de modo geral, há barreiras frente às questões relativas ao processo de ensino e ao processo de aprendizagem pertinentes ao registro formal da língua portuguesa. O presente estudo, ao analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN 1998) e outros documentos oficiais mais recentes analisa o fenômeno do uso dos pronomes átonos, explorando um dos fenômenos que expõem o afastamento entre a língua prescrita e a língua em uso no Brasil, que é a reunião de regras que apontam para a utilização dos pronomes átonos.. O objetivo geral do presente estudo é assim analisar aspectos da língua portuguesa que não são tratados pela gramática normativa, e discutir o tema da distância entre o oral e o escrito com base no que preconiza os PCN.
Abstract: The foundations of theoretical grammar do not accompany the dynamism of language, which is lively and dynamic. It is understood that traditional grammar elaborates an authoritarian rule, which evidences a defense of concepts by condemning something that is said in a "non-classical" way. It is understood that such impositions strongly distract the Portuguese language in use of the Portuguese language taught. For both students and teachers, in general, there are barriers to the issues related to the teaching process and the learning process pertinent to the formal registration of the Portuguese language. The present study, based on NCPs and the relationship between thought and language, explores one of the phenomena that expose this distance between the prescribed language and the language in use in Brazil, which is the gathering of rules that point to the use of pronouns unstressed It is observed that the question of the teaching and learning process as well as the teaching practices are intertwined with the teaching of grammar. The general objective of this study is to analyze aspects of Portuguese that are not treated by normative grammar, such as the use of unstressed pronouns by substitution of tonic forms, as an example, to raise a discussion about distance from oral to written and how that the recommendations of the NCPs are directly related to the optimization and maintenance of the teaching process that aims at the autonomy of the student.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34363
Data do documento: 25-Jun-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Gramática e Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geiza 24-07-19.pdf909.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.