Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34591
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Entre-papéis: o caderno de artista e possíveis desdobramentos para um ensino des-opressor
Autor(es): Antonio Henriques Vieira
primer Tutor: Artur Luiz de Souza Maciel
primer miembro del tribunal : Rosvita Kolb Bernardes
Resumen: Esse trabalho apresenta o caderno de artista como ferramenta otimizadora para o ensino a partir de princípios que defendem diferenças de cor, gênero, psique, estruturas corpóreas, cultura e/ou classe. Logo, com base em Paulo Freire (1997) e Foucault (2014) essa característica será contrastada via a exemplificação de métodos repressores que comprometem a educação pela deslegitimação de ideias e seres humanos. Os princípios de “bom desempenho” eleitos por uma classe e imposta as outras. Isso averba o potencial expressivo do caderno de artista em busca da ampliação de processos cognitivos, com o auxílio de um registro do cotidiano e memórias afetivas. Desde à capacidade de favorecer testemunhos autorais, para ponderar que até mesmo o que é considerado “desimportante”, a ação de aprimorar uma técnica ou padrão assimilado. O objetivo deste estudo procura facilitar o diálogo na sala de aula ao requerer uma conversa constante entre educador e educando. Pois as expressões subjetivas potencializam questionamentos e nos oferecem respostas múltiplas, almejadas para um ensino democrático e desopressor.
Abstract: This work presents the artist notebook as one optimizer tool for education through principles that defend differences of color, gender, psyche, corporal structures, culture and/or class. With basis in Paulo Freire (1997) and Foucault these principles are going to be contrasted over the description of repressive methods that compromise education by delegitimating ideas and human beings. Principles of “good achievement” elected via a class and imposed to others deprive the artist notebook potential. Therefore, the artist notebook searches a wild ampliation of cognitive processes, with the support of daily and memorial records of affectivity. From the ability to favor authorial testimonies, we are considering even what is considered “unimportant” towards actions to improve the assimilation of both technique and standard. Therefore, the objective of this study searches facilitating the dialogue in classroom for requiring a constant talk between educator and educating. Subjective expressions potentialize questionings and they offer us multiple answers, which are aimed forwards an education both democratic and no oppressive.
Asunto: Arte - Estudo e ensino
Livros artísticos
Criação (Literária, artística, etc.)
Consciência na arte
Arte e educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34591
Fecha del documento: 15-jun-2020
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Antonio H Vieira TCC CEEAV PPGARTES EBA UFMG final PDFA.pdf9.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.