Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34591
Type: Monografia (especialização)
Title: Entre-papéis: o caderno de artista e possíveis desdobramentos para um ensino des-opressor
Authors: Antonio Henriques Vieira
First Advisor: Artur Luiz de Souza Maciel
First Referee: Rosvita Kolb Bernardes
Abstract: Esse trabalho apresenta o caderno de artista como ferramenta otimizadora para o ensino a partir de princípios que defendem diferenças de cor, gênero, psique, estruturas corpóreas, cultura e/ou classe. Logo, com base em Paulo Freire (1997) e Foucault (2014) essa característica será contrastada via a exemplificação de métodos repressores que comprometem a educação pela deslegitimação de ideias e seres humanos. Os princípios de “bom desempenho” eleitos por uma classe e imposta as outras. Isso averba o potencial expressivo do caderno de artista em busca da ampliação de processos cognitivos, com o auxílio de um registro do cotidiano e memórias afetivas. Desde à capacidade de favorecer testemunhos autorais, para ponderar que até mesmo o que é considerado “desimportante”, a ação de aprimorar uma técnica ou padrão assimilado. O objetivo deste estudo procura facilitar o diálogo na sala de aula ao requerer uma conversa constante entre educador e educando. Pois as expressões subjetivas potencializam questionamentos e nos oferecem respostas múltiplas, almejadas para um ensino democrático e desopressor.
Abstract: This work presents the artist notebook as one optimizer tool for education through principles that defend differences of color, gender, psyche, corporal structures, culture and/or class. With basis in Paulo Freire (1997) and Foucault these principles are going to be contrasted over the description of repressive methods that compromise education by delegitimating ideas and human beings. Principles of “good achievement” elected via a class and imposed to others deprive the artist notebook potential. Therefore, the artist notebook searches a wild ampliation of cognitive processes, with the support of daily and memorial records of affectivity. From the ability to favor authorial testimonies, we are considering even what is considered “unimportant” towards actions to improve the assimilation of both technique and standard. Therefore, the objective of this study searches facilitating the dialogue in classroom for requiring a constant talk between educator and educating. Subjective expressions potentialize questionings and they offer us multiple answers, which are aimed forwards an education both democratic and no oppressive.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Livros artísticos
Criação (Literária, artística, etc.)
Consciência na arte
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34591
Issue Date: 15-Jun-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio H Vieira TCC CEEAV PPGARTES EBA UFMG final PDFA.pdf9.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.