Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34703
Type: Dissertação
Title: Mediadores escolares em formação no contexto inclusivo: da busca por conhecimento à constituição de saberes
Authors: Felícia Maria Pereira dos Santos
First Advisor: Mônica Maria Farid Rahme
First Referee: Júlio Emílio Diniz Pereira
Second Referee: Margareth Diniz
Third Referee: Juliana Batista Faria
Abstract: Este estudo tem como objetivo geral investigar os saberes produzidos pelos mediadores de alunos com deficiência inseridos em escola comum e seus efeitos para sua formação profissional. Os objetivos específicos foram analisar a construção da função do mediador escolar à luz da política educacional e investigar os significados atribuídos pelos sujeitos à interface formação inicial e mediação escolar. Nas últimas décadas, muitas mudanças ocorreram nas políticas públicas para se garantir o atendimento para as pessoas com deficiência na perspectiva inclusiva. Com essa mudança de orientação e o aumento do número de crianças com deficiência nas salas regulares, as escolas tiveram de se organizar para acolher esse público. Nesse cenário, surge a figura do profissional de apoio ou mediador escolar, profissional responsável por acompanhar o processo de inclusão escolar dos estudantes com deficiência. O profissional de apoio é previsto em vários documentos da legislação brasileira, mas não há uma definição acerca da sua formação. Quando esta função é exercida por estudantes de Graduação, torna-se necessário abordarmos a questão da formação inicial na perspectiva inclusiva. A formação inicial ainda apresenta muitos desafios, principalmente para se produzir conhecimentos que permitam uma maior compreensão das situações complexas presentes no contexto escolar e que produzam novas atitudes que garantam o atendimento às diferenças. Os conceitos de conhecimento e saber, a partir das teorias de Tardif, Charlot e da vertente psicanalítica de Freud e Lacan, nos ajudam a analisar a experiência da mediação escolar e seus efeitos para a formação inicial. O presente estudo se refere a uma pesquisa qualitativa a partir dos pressupostos da Psicanálise, que, por meio de rodas de conversa e entrevistas, buscou investigar uma experiência de monitoria realizada com 17 estudantes da Graduação que atuaram como mediadores escolares em uma escola pública federal. Os resultados dessa investigação indicaram que a experiência da mediação escolar foi enriquecedora para a formação profissional dos participantes, pois contribuiu para a elaboração e a constituição de saberes a partir da prática e do encontro com o outro. Todavia, muitos desafios ainda se colocam em relação à função da mediação escolar e à formação inicial na perspectiva da educação inclusiva.
Subject: Educação
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Orientadores educacionais - Formação
Professores - Formação
Professores de educação especial - Formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34703
Issue Date: 28-Aug-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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