Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34721
Type: Monografia (especialização)
Title: Música e rotina: construindo alternativas na educação infantil
Authors: Tatiana Santuzza Rodrigues
First Advisor: Cláudio Emanuel dos Santos
First Referee: Valmir Alcântara Alves
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade relatar um projeto de intervenção realizado com a turma de 5 anos da EMEI Nova Esperança. Com o objetivo de buscar um diálogo com o fazer musical na educação infantil, priorizou-se analisar os aspectos da rotina escolar e construir momentos em que a música pode ser utilizada com as crianças como forma de expressão, explorando o repertório musical trazidos pelos alunos. Este projeto foi realizado através de pesquisa qualitativa, utilizando registros em diário de campo e recursos audiovisuais como forma de acompanhar as ações das crianças. Para nortear esta pesquisa, foram utilizados os documentos oficiais, RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) e Proposições Curriculares para Educação Infantil entre outros estudos. Nessa experiência, verificou-se a importância da criação de estratégias na educação infantil para a área musical, porém constatou-se a necessidade de um prévio conhecimento adquirido pelo professor seja através de estudos ou pesquisas, para dar continuidade ao processo e levar as crianças a uma experiência musical mais contextualizada.
Subject: Educação
Música na educação
Educação pré-escolar
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34721
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANA-PROJETO ACPP - catalografada.pdf3.61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.