Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/34724
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Conversas avulsas : uma abordagem de interlocução e escuta de meninas “sensíveis" |
Autor(es): | Nívia Célia de Melo |
primer Tutor: | Shirley Aparecida De Miranda |
primer miembro del tribunal : | Maria Clemência de Fátima Silva |
Resumen: | Meu plano de ação visou atentar para o grave e crescente problema da depressão/suicídio, que tem se manifestado nas escolas e atingido faixas etárias cada vez menores. Meus objetivos foram dar visibilidade, espaço de escuta e de interlocução às meninas “sensíveis” da minha escola. Sensíveis no sentido de angustiadas, sofredoras e retraídas. Além da visibilidade e escuta, propus também criar possibilidades, perspectivas e autoestima para elas. O fundamento teórico que utilizei para compreender o sofrimento e a solidão do homem contemporâneo foi criado e desenvolvido pelo filósofo polonês Zigmunt Bauman. Adotei a metodologia de rodas de conversa que é utilizada pela psicanálise, porém numa perspectiva essencialmente pedagógica. Essa metodologia foi apropriada para criar o espaço de visibilidade e escuta das meninas e favorecer a construção de perspectivas diferenciadas sobre si mesmas e suas angústias. Outra perspectiva utilizada a fim de potencializar os resultados da ação foi a intersetorialidade. Os resultados apontaram para a efetividade da intersetorialidade no enfrentamento do sofrimento das meninas na escola. Mais importante que o espaço de visibilidade e escuta, as ações deflagradas promoveram o empoderamento das meninas e respostas concretas, por parte delas, no sentido de criar solidariedade e mudanças positivas nas relações entre os alunos da escola. As meninas tornaram-se protagonistas na construção de relações mais saudáveis no ambiente escolar. |
Asunto: | Conversação Depressão mental Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34724 |
Fecha del documento: | 7-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
intervencao final.pdf | 4.61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons