Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/34724
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Conversas avulsas : uma abordagem de interlocução e escuta de meninas “sensíveis"
Autor(es): Nívia Célia de Melo
Primeiro Orientador: Shirley Aparecida De Miranda
Primeiro membro da banca : Maria Clemência de Fátima Silva
Resumo: Meu plano de ação visou atentar para o grave e crescente problema da depressão/suicídio, que tem se manifestado nas escolas e atingido faixas etárias cada vez menores. Meus objetivos foram dar visibilidade, espaço de escuta e de interlocução às meninas “sensíveis” da minha escola. Sensíveis no sentido de angustiadas, sofredoras e retraídas. Além da visibilidade e escuta, propus também criar possibilidades, perspectivas e autoestima para elas. O fundamento teórico que utilizei para compreender o sofrimento e a solidão do homem contemporâneo foi criado e desenvolvido pelo filósofo polonês Zigmunt Bauman. Adotei a metodologia de rodas de conversa que é utilizada pela psicanálise, porém numa perspectiva essencialmente pedagógica. Essa metodologia foi apropriada para criar o espaço de visibilidade e escuta das meninas e favorecer a construção de perspectivas diferenciadas sobre si mesmas e suas angústias. Outra perspectiva utilizada a fim de potencializar os resultados da ação foi a intersetorialidade. Os resultados apontaram para a efetividade da intersetorialidade no enfrentamento do sofrimento das meninas na escola. Mais importante que o espaço de visibilidade e escuta, as ações deflagradas promoveram o empoderamento das meninas e respostas concretas, por parte delas, no sentido de criar solidariedade e mudanças positivas nas relações entre os alunos da escola. As meninas tornaram-se protagonistas na construção de relações mais saudáveis no ambiente escolar.
Assunto: Conversação
Depressão mental
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34724
Data do documento: 7-Dez-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
intervencao final.pdf4.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons