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http://hdl.handle.net/1843/34724
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Shirley Aparecida De Miranda | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3847776763284981 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maria Clemência de Fátima Silva | pt_BR |
dc.creator | Nívia Célia de Melo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-15T15:06:52Z | - |
dc.date.available | 2021-01-15T15:06:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34724 | - |
dc.description.resumo | Meu plano de ação visou atentar para o grave e crescente problema da depressão/suicídio, que tem se manifestado nas escolas e atingido faixas etárias cada vez menores. Meus objetivos foram dar visibilidade, espaço de escuta e de interlocução às meninas “sensíveis” da minha escola. Sensíveis no sentido de angustiadas, sofredoras e retraídas. Além da visibilidade e escuta, propus também criar possibilidades, perspectivas e autoestima para elas. O fundamento teórico que utilizei para compreender o sofrimento e a solidão do homem contemporâneo foi criado e desenvolvido pelo filósofo polonês Zigmunt Bauman. Adotei a metodologia de rodas de conversa que é utilizada pela psicanálise, porém numa perspectiva essencialmente pedagógica. Essa metodologia foi apropriada para criar o espaço de visibilidade e escuta das meninas e favorecer a construção de perspectivas diferenciadas sobre si mesmas e suas angústias. Outra perspectiva utilizada a fim de potencializar os resultados da ação foi a intersetorialidade. Os resultados apontaram para a efetividade da intersetorialidade no enfrentamento do sofrimento das meninas na escola. Mais importante que o espaço de visibilidade e escuta, as ações deflagradas promoveram o empoderamento das meninas e respostas concretas, por parte delas, no sentido de criar solidariedade e mudanças positivas nas relações entre os alunos da escola. As meninas tornaram-se protagonistas na construção de relações mais saudáveis no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Automutilação | pt_BR |
dc.subject | Intersetorialidade | pt_BR |
dc.subject | Rodas de conversa | pt_BR |
dc.subject | Espaço de escuta | pt_BR |
dc.subject | Visibilidade | pt_BR |
dc.subject.other | Conversação | pt_BR |
dc.subject.other | Depressão mental | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.title | Conversas avulsas : uma abordagem de interlocução e escuta de meninas “sensíveis" | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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