Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34724
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Shirley Aparecida De Mirandapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3847776763284981pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Clemência de Fátima Silvapt_BR
dc.creatorNívia Célia de Melopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-15T15:06:52Z-
dc.date.available2021-01-15T15:06:52Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34724-
dc.description.resumoMeu plano de ação visou atentar para o grave e crescente problema da depressão/suicídio, que tem se manifestado nas escolas e atingido faixas etárias cada vez menores. Meus objetivos foram dar visibilidade, espaço de escuta e de interlocução às meninas “sensíveis” da minha escola. Sensíveis no sentido de angustiadas, sofredoras e retraídas. Além da visibilidade e escuta, propus também criar possibilidades, perspectivas e autoestima para elas. O fundamento teórico que utilizei para compreender o sofrimento e a solidão do homem contemporâneo foi criado e desenvolvido pelo filósofo polonês Zigmunt Bauman. Adotei a metodologia de rodas de conversa que é utilizada pela psicanálise, porém numa perspectiva essencialmente pedagógica. Essa metodologia foi apropriada para criar o espaço de visibilidade e escuta das meninas e favorecer a construção de perspectivas diferenciadas sobre si mesmas e suas angústias. Outra perspectiva utilizada a fim de potencializar os resultados da ação foi a intersetorialidade. Os resultados apontaram para a efetividade da intersetorialidade no enfrentamento do sofrimento das meninas na escola. Mais importante que o espaço de visibilidade e escuta, as ações deflagradas promoveram o empoderamento das meninas e respostas concretas, por parte delas, no sentido de criar solidariedade e mudanças positivas nas relações entre os alunos da escola. As meninas tornaram-se protagonistas na construção de relações mais saudáveis no ambiente escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAutomutilaçãopt_BR
dc.subjectIntersetorialidadept_BR
dc.subjectRodas de conversapt_BR
dc.subjectEspaço de escutapt_BR
dc.subjectVisibilidadept_BR
dc.subject.otherConversaçãopt_BR
dc.subject.otherDepressão mentalpt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleConversas avulsas : uma abordagem de interlocução e escuta de meninas “sensíveis"pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
intervencao final.pdf4.61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons