Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34728
Type: Monografia (especialização)
Title: Estratégias de autorreconhecimento das identidades de meninas negras em uma escola na periferia de Belo Horizonte
Authors: Tatiana Neves Da Silva
First Advisor: Shirley Aparecida De Miranda
First Referee: Carmem Regina Teixeira Gonçalves
Abstract: Este trabalho teve como foco as estratégias de autorreconhecimento das identidades de 14 meninas negras em uma escola da periferia de Belo Horizonte. Nesse sentido, foram construídas ações que compreendessem esse objetivo. Aborda-se os conceitos de raça, etnia, ideologia da democracia racial, identidade negra e empoderamento. A metodologia baseou-se na abordagem qualitativa com registros em vídeos, fotos e diário de campo. Além disso, aplicou-se um questionário cuja finalidade era um conhecimento mais sistemático das sujeitas. O plano de ação defrontou-se com as lógicas racistas que operam na sociedade brasileira, e especificamente na escola. Nesse sentido, o racismo é estruturante das relações na sociedade brasileira. Considerou-que as ações foram exitosas a partir do momento em que construiu-se junto às garotas elementos componentes das suas identidades negras e elas se reconheceram nesses elementos.
Subject: Relações étnicas
Relações raciais
Educação de crianças
Negras
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/34728
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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