Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34747
Type: Monografia (especialização)
Title: A música no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Elisete Cândida de Souza Anunciação
First Advisor: Isabela Costa Dominici
First Referee: Fernanda Pedrosa Coutinho Marques
Abstract: Este trabalho tratou-se de uma pesquisa ação que propôs discutir a música no processo de aprendizagem e alfabetização de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belo Horizonte. Para a pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa que identificou, analisou e avaliou a música como instrumento facilitador para a aquisição do gosto pela leitura,interpretação e produção textual. Diante disso, colocou-se como objetivos: investigar o papel da música no processo de aprendizagem, desenvolver e despertar o gosto musical dos alunos e o respeito às diferentes culturas e formas de manifestações musicais, estimular nos alunos a criatividade, a sensibilidade musical, a socialização, interação, ampliar o vocabulário e integrar a música de forma interdisciplinar aos conteúdos trabalhados. A metodologia desse trabalho encontrou-se apoiada na pesquisa bibliográfica de alguns autores que forneceram orientações pedagógicas necessárias para a busca de uma boa discussão e reflexão sobre a música no processo de aprendizagem, com observação direta dentro da sala de aula, bem como entrevistas com professores alfabetizadores. Dentre os autores pesquisadores destaca-se Vygostks, Freire e Rosa. Esta pesquisa possibilitou a reflexão sobre o papel da música nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a análise da mesma com um elemento de fundamental importância para o desenvolvimento/aprendizado da criança. Conforme resultados da pesquisa, constatou-se que a música contribui muito no processo de socialização dos alunos. As conclusões permitiram afirmar que trabalhar com músicas em sala de aula é extremamente importante, visto que através dela é possível direcionar a aprendizagem de forma prazerosa e interdisciplinar abordando letras apropriadas para a idade escolar e que sejam do interesse do educando.
Subject: Música
Alfabetização
Aprendizagem
Educação de crianças
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34747
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC UFMG corrigido.pdf1.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.