Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34763
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Construção de perspectivas profissionais e infrequência escolar: desafios dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Viviane Pacheco Miranda
primer Tutor: Denise Alves de Araújo
primer miembro del tribunal : Jacqueline Fidelis Faria
Resumen: Este trabalho discute a relação entre a frequência escolar e as expectativas quanto ao futuro profissional de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professora Acidália Lott. A frequência dos alunos foi comparada antes e após a visita à Mostra de Profissões PUC Aberta. Um questionário inicial foi aplicado para verificar os conhecimentos prévios que eles possuíam sobre universidades, cursos profissionalizantes e de graduação. As questões abordaram, também, o quantitativo de estudos que são feitos fora do ambiente escolar pelos estudantes, qual profissão eles desejam seguir e se acreditam que será possível ter essa profissão. Os dados proporcionaram uma reflexão sobre o modo como os alunos veem a escola, mostrando a influência do que eles aprenderam sobre as profissões na mostra, reforçando, assim, a pretensão de continuarem com os estudos. A frequência melhorou efetivamente no período de execução desse plano de ação, possivelmente devido à visita. A análise das perspectivas profissionais e acadêmicas se faz importante para a reflexão das práticas pedagógicas docentes, permitindo a adequação e a flexibilidade dos conteúdos abordados ao cotidiano à realidade dos futuros profissionais.
Asunto: Interesse profissional
Frequência escolar
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34763
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ACPP1_VivianeMiranda_versão final.pdfACPP- Especialização em Processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica - LASEB625.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.