Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34763
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Denise Alves de Araújo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7519712528497409 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jacqueline Fidelis Faria | pt_BR |
dc.creator | Viviane Pacheco Miranda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T18:25:59Z | - |
dc.date.available | 2021-01-18T18:25:59Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34763 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho discute a relação entre a frequência escolar e as expectativas quanto ao futuro profissional de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professora Acidália Lott. A frequência dos alunos foi comparada antes e após a visita à Mostra de Profissões PUC Aberta. Um questionário inicial foi aplicado para verificar os conhecimentos prévios que eles possuíam sobre universidades, cursos profissionalizantes e de graduação. As questões abordaram, também, o quantitativo de estudos que são feitos fora do ambiente escolar pelos estudantes, qual profissão eles desejam seguir e se acreditam que será possível ter essa profissão. Os dados proporcionaram uma reflexão sobre o modo como os alunos veem a escola, mostrando a influência do que eles aprenderam sobre as profissões na mostra, reforçando, assim, a pretensão de continuarem com os estudos. A frequência melhorou efetivamente no período de execução desse plano de ação, possivelmente devido à visita. A análise das perspectivas profissionais e acadêmicas se faz importante para a reflexão das práticas pedagógicas docentes, permitindo a adequação e a flexibilidade dos conteúdos abordados ao cotidiano à realidade dos futuros profissionais. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Infrequência escolar | pt_BR |
dc.subject | Escolha da profissão | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject.other | Interesse profissional | pt_BR |
dc.subject.other | Frequência escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Construção de perspectivas profissionais e infrequência escolar: desafios dos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACPP1_VivianeMiranda_versão final.pdf | ACPP- Especialização em Processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica - LASEB | 625.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.