Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34763
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Denise Alves de Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7519712528497409pt_BR
dc.contributor.referee1Jacqueline Fidelis Fariapt_BR
dc.creatorViviane Pacheco Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T18:25:59Z-
dc.date.available2021-01-18T18:25:59Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34763-
dc.description.resumoEste trabalho discute a relação entre a frequência escolar e as expectativas quanto ao futuro profissional de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professora Acidália Lott. A frequência dos alunos foi comparada antes e após a visita à Mostra de Profissões PUC Aberta. Um questionário inicial foi aplicado para verificar os conhecimentos prévios que eles possuíam sobre universidades, cursos profissionalizantes e de graduação. As questões abordaram, também, o quantitativo de estudos que são feitos fora do ambiente escolar pelos estudantes, qual profissão eles desejam seguir e se acreditam que será possível ter essa profissão. Os dados proporcionaram uma reflexão sobre o modo como os alunos veem a escola, mostrando a influência do que eles aprenderam sobre as profissões na mostra, reforçando, assim, a pretensão de continuarem com os estudos. A frequência melhorou efetivamente no período de execução desse plano de ação, possivelmente devido à visita. A análise das perspectivas profissionais e acadêmicas se faz importante para a reflexão das práticas pedagógicas docentes, permitindo a adequação e a flexibilidade dos conteúdos abordados ao cotidiano à realidade dos futuros profissionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfrequência escolarpt_BR
dc.subjectEscolha da profissãopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subject.otherInteresse profissionalpt_BR
dc.subject.otherFrequência escolarpt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleConstrução de perspectivas profissionais e infrequência escolar: desafios dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACPP1_VivianeMiranda_versão final.pdfACPP- Especialização em Processos de Ensino e Aprendizagem na Educação Básica - LASEB625.24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.