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http://hdl.handle.net/1843/34875
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Escola integrada às lutas da comunidade |
Autor(es): | Conceição Aparecida Silva |
primer Tutor: | Denise Alves de Araújo |
primer miembro del tribunal : | Suellen Guimarães Alves |
Resumen: | O Plano de Ação “Escola integrada às lutas da comunidade” surgiu a partir da constatação de que há um distanciamento entre a Escola Municipal Professor Pedro Guerra e a comunidade, de que o laço outrora fecundo entre ambas foi rompido. Além disso, firma-se na crença de que uma escola, para ser significativa, para afetar seus estudantes, precisa ir além de seus próprios muros, precisa estar presente na vida da comunidade, caminhar com ela. Assim, o plano de trabalho desenvolvido tinha como objetivos principais contribuir para a reaproximação entre a escola e a comunidade e retomar a participação nos seus processos de reivindicações por melhoria das condições de vida na comunidade. Para tanto, propôs-se a mobilização dos estudantes do 6º ano, para reivindicar junto à prefeitura municipal de Belo Horizonte a reforma e revitalização de um antigo espaço de lazer do bairro, o CAC (Centro de Apoio Comunitário Venda Nova). Os estudantes foram convidados a desenvolver várias ações, cuja meta final foi a elaboração de uma proposta de reforma e revitalização do CAC. O percurso percorrido até a elaboração do ofício-proposta entregue ao prefeito municipal Alexandre Kalil, envolveu os estudantes em atividades que buscavam resgatar a história do CAC na comunidade A reflexão sobre o conceito de lazer, políticas públicas e políticas públicas de lazer se impuseram no processo de trabalho, assim como a noção do lazer como direito social e o papel da intersetorialidade no desenvolvimento e implantação das políticas públicas. No que tange ao conceito de lazer e às políticas públicas de lazer, a obra de Marcellino (2006), deu suporte à pesquisa. As discussões sobre políticas públicas e políticas públicas de lazer e o direito social ao lazer feitas por Menicucci (2006) aprofundaram a reflexão sobre o tema. Já o conceito de intersetorialidade foi tomado de Warschauer e Carvalho (2014). A análise da trajetória percorrida revela que os estudantes puderam perceber que o conteúdo escolar não é estático, que a história não se encerra no passado, que o dia a dia, a vida real é fonte da história e que a escola também é dinâmica e pode caminhar junto à comunidade, alinhando-se às sua lutas e conquistas. Desponta-se ainda como resultado, a constatação da importância de se discutir com profundidade a questão da intersetorialidade para promover a eficiência e a qualidade nos serviços públicos. Palavras-chave: Relação escola/comunidade; Cidadania; Lazer; Políticas públicas, Intersetorialidade. |
Asunto: | Educação Comunidade e escola Educação - Participação dos pais Pais e professores Professores e alunos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34875 |
Fecha del documento: | 7-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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