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http://hdl.handle.net/1843/34875
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Denise Alves de Araújo | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | 7http://lattes.cnpq.br/7519712528497409 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Suellen Guimarães Alves | pt_BR |
dc.creator | Conceição Aparecida Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-28T11:11:39Z | - |
dc.date.available | 2021-01-28T11:11:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34875 | - |
dc.description.resumo | O Plano de Ação “Escola integrada às lutas da comunidade” surgiu a partir da constatação de que há um distanciamento entre a Escola Municipal Professor Pedro Guerra e a comunidade, de que o laço outrora fecundo entre ambas foi rompido. Além disso, firma-se na crença de que uma escola, para ser significativa, para afetar seus estudantes, precisa ir além de seus próprios muros, precisa estar presente na vida da comunidade, caminhar com ela. Assim, o plano de trabalho desenvolvido tinha como objetivos principais contribuir para a reaproximação entre a escola e a comunidade e retomar a participação nos seus processos de reivindicações por melhoria das condições de vida na comunidade. Para tanto, propôs-se a mobilização dos estudantes do 6º ano, para reivindicar junto à prefeitura municipal de Belo Horizonte a reforma e revitalização de um antigo espaço de lazer do bairro, o CAC (Centro de Apoio Comunitário Venda Nova). Os estudantes foram convidados a desenvolver várias ações, cuja meta final foi a elaboração de uma proposta de reforma e revitalização do CAC. O percurso percorrido até a elaboração do ofício-proposta entregue ao prefeito municipal Alexandre Kalil, envolveu os estudantes em atividades que buscavam resgatar a história do CAC na comunidade A reflexão sobre o conceito de lazer, políticas públicas e políticas públicas de lazer se impuseram no processo de trabalho, assim como a noção do lazer como direito social e o papel da intersetorialidade no desenvolvimento e implantação das políticas públicas. No que tange ao conceito de lazer e às políticas públicas de lazer, a obra de Marcellino (2006), deu suporte à pesquisa. As discussões sobre políticas públicas e políticas públicas de lazer e o direito social ao lazer feitas por Menicucci (2006) aprofundaram a reflexão sobre o tema. Já o conceito de intersetorialidade foi tomado de Warschauer e Carvalho (2014). A análise da trajetória percorrida revela que os estudantes puderam perceber que o conteúdo escolar não é estático, que a história não se encerra no passado, que o dia a dia, a vida real é fonte da história e que a escola também é dinâmica e pode caminhar junto à comunidade, alinhando-se às sua lutas e conquistas. Desponta-se ainda como resultado, a constatação da importância de se discutir com profundidade a questão da intersetorialidade para promover a eficiência e a qualidade nos serviços públicos. Palavras-chave: Relação escola/comunidade; Cidadania; Lazer; Políticas públicas, Intersetorialidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lazer | pt_BR |
dc.subject | Relação escola /comunidade | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Intersetorialidade | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Comunidade e escola | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Participação dos pais | pt_BR |
dc.subject.other | Pais e professores | pt_BR |
dc.subject.other | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | Escola integrada às lutas da comunidade | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
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