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dc.contributor.advisor1Denise Alves de Araújopt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes7http://lattes.cnpq.br/7519712528497409pt_BR
dc.contributor.referee1Suellen Guimarães Alvespt_BR
dc.creatorConceição Aparecida Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-01-28T11:11:39Z-
dc.date.available2021-01-28T11:11:39Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34875-
dc.description.resumoO Plano de Ação “Escola integrada às lutas da comunidade” surgiu a partir da constatação de que há um distanciamento entre a Escola Municipal Professor Pedro Guerra e a comunidade, de que o laço outrora fecundo entre ambas foi rompido. Além disso, firma-se na crença de que uma escola, para ser significativa, para afetar seus estudantes, precisa ir além de seus próprios muros, precisa estar presente na vida da comunidade, caminhar com ela. Assim, o plano de trabalho desenvolvido tinha como objetivos principais contribuir para a reaproximação entre a escola e a comunidade e retomar a participação nos seus processos de reivindicações por melhoria das condições de vida na comunidade. Para tanto, propôs-se a mobilização dos estudantes do 6º ano, para reivindicar junto à prefeitura municipal de Belo Horizonte a reforma e revitalização de um antigo espaço de lazer do bairro, o CAC (Centro de Apoio Comunitário Venda Nova). Os estudantes foram convidados a desenvolver várias ações, cuja meta final foi a elaboração de uma proposta de reforma e revitalização do CAC. O percurso percorrido até a elaboração do ofício-proposta entregue ao prefeito municipal Alexandre Kalil, envolveu os estudantes em atividades que buscavam resgatar a história do CAC na comunidade A reflexão sobre o conceito de lazer, políticas públicas e políticas públicas de lazer se impuseram no processo de trabalho, assim como a noção do lazer como direito social e o papel da intersetorialidade no desenvolvimento e implantação das políticas públicas. No que tange ao conceito de lazer e às políticas públicas de lazer, a obra de Marcellino (2006), deu suporte à pesquisa. As discussões sobre políticas públicas e políticas públicas de lazer e o direito social ao lazer feitas por Menicucci (2006) aprofundaram a reflexão sobre o tema. Já o conceito de intersetorialidade foi tomado de Warschauer e Carvalho (2014). A análise da trajetória percorrida revela que os estudantes puderam perceber que o conteúdo escolar não é estático, que a história não se encerra no passado, que o dia a dia, a vida real é fonte da história e que a escola também é dinâmica e pode caminhar junto à comunidade, alinhando-se às sua lutas e conquistas. Desponta-se ainda como resultado, a constatação da importância de se discutir com profundidade a questão da intersetorialidade para promover a eficiência e a qualidade nos serviços públicos. Palavras-chave: Relação escola/comunidade; Cidadania; Lazer; Políticas públicas, Intersetorialidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectRelação escola /comunidadept_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectIntersetorialidadept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherComunidade e escolapt_BR
dc.subject.otherEducação - Participação dos paispt_BR
dc.subject.otherPais e professorespt_BR
dc.subject.otherProfessores e alunospt_BR
dc.titleEscola integrada às lutas da comunidadept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

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