Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34877
Type: Monografia (especialização)
Title: “O eu, o outro e o nós” como elemento fundamental para o ensino da história e cultura afro-brasileira.
Authors: Camilla Aparecida Gomes Fiedler
First Advisor: Juarez Melgaço Valadares
First Referee: Carmem Regina Teixeira Gonçalves
Abstract: A realidade na aplicabilidade da Lei 10.639/03 ainda causa dúvidas e dificuldades às professoras. Na escola ainda há uma grande distância entre os documentos referenciais que embasam a necessidade do trabalho com as relações étnico raciais e atividades pedagógicas propostas pelo grupo de docentes. Em contra partida, ao perguntarmos sobre a necessidade de um trabalho diverso em favor da cultura afro-brasileira, as professoras, de forma unanime relatam que necessitamos sim de propostas étnico raciais. As propostas metodológicas, assim como planejamentos e planos de aula foram repensados, para que, de acordo com eles possamos entender quais as dificuldades enfrentadas pelas professoras na EMEI Palmeiras ao tratar sobre o assunto. De acordo com o livro didático, pretendo nesta pesquisa, entender como a Base Nacional Curricular Comum pode mediar o ensino da história e cultura afro brasileira em uma escola municipal de educação infantil de Belo Horizonte.
Subject: Relações étnicas
Relações raciais
Educação de crianças
Professores – formação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34877
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILLA.pdf3.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.