Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34877
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | “O eu, o outro e o nós” como elemento fundamental para o ensino da história e cultura afro-brasileira. |
Authors: | Camilla Aparecida Gomes Fiedler |
First Advisor: | Juarez Melgaço Valadares |
First Referee: | Carmem Regina Teixeira Gonçalves |
Abstract: | A realidade na aplicabilidade da Lei 10.639/03 ainda causa dúvidas e dificuldades às professoras. Na escola ainda há uma grande distância entre os documentos referenciais que embasam a necessidade do trabalho com as relações étnico raciais e atividades pedagógicas propostas pelo grupo de docentes. Em contra partida, ao perguntarmos sobre a necessidade de um trabalho diverso em favor da cultura afro-brasileira, as professoras, de forma unanime relatam que necessitamos sim de propostas étnico raciais. As propostas metodológicas, assim como planejamentos e planos de aula foram repensados, para que, de acordo com eles possamos entender quais as dificuldades enfrentadas pelas professoras na EMEI Palmeiras ao tratar sobre o assunto. De acordo com o livro didático, pretendo nesta pesquisa, entender como a Base Nacional Curricular Comum pode mediar o ensino da história e cultura afro brasileira em uma escola municipal de educação infantil de Belo Horizonte. |
Subject: | Relações étnicas Relações raciais Educação de crianças Professores – formação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34877 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAMILLA.pdf | 3.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.