Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34878
Type: Monografia (especialização)
Title: Pintura na educação infantil: a influência da aplicação teórica e do surrealismo no processo criativo das crianças.
Authors: Moisés da Silva Freitas
First Advisor: Cláudio Emanuel dos Santos
First Referee: Valmir Alcântara Alves
Abstract: A educação infantil, enquanto importante momento da formação educativa na educação básica, majoritariamente, não conta com a execução da disciplina arte a partir de um professor especialista. Nesse sentido, é possível perceber que o conceito teórico da arte é pouco explorado nesse segmento escolar. O objetivo deste estudo foi compreender a influência de técnicas aplicadas à pintura e da linguagem do surrealismo no processo criativo de crianças de 05 anos, da EMEI Santa Amélia em Belo Horizonte. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em duas etapas, nas quais foi aplicada pintura livre antes e após o estudo de técnicas de pintura, teoria das cores e do movimento surrealista. A observação de todo o processo de pintura das telas e do trabalho final, apontou diferenças principalmente no comportamento das crianças em relação ao processo de pintura da segunda tela. Este trabalho reafirma a importância da aplicação da teoria no campo das artes desde a infância como complementar ao processo criativo tão presente e inerente nesta fase da vida.
Subject: Educação
Educação de crianças
Arte – estudo e ensino
Prática de ensino
Pintura
Surrealismo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/34878
Issue Date: 7-Dec-2019
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.