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http://hdl.handle.net/1843/34939
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Vinícius da Silva Lírio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0482809541374065 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Licínia Maria Correa | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marcos Antônio Alexandre | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Analise de Jesus da Silva | pt_BR |
dc.creator | Eneida Campos de Carvalho e Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9532146074101322 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-02T13:10:18Z | - |
dc.date.available | 2021-02-02T13:10:18Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34939 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo aborda a criação de poéticas negras para o ensino de teatro. Inspiradas nos princípios da cosmovisão africana, estas poéticas foram pensadas para o território do ensino regular. Tal proposta se consolida a partir da percepção de ausências de referências negras no contexto escolar, seja ele na formação do/a aluno/a na educação básica ou na formação de professores, nos cursos de licenciatura em Teatro e em História, lugares de formação da autora. A partir de (auto)narrativas negras da pesquisadora, obtidas em espaços culturais, percebeu-se que haviam, nas mesmas, princípios de uma cosmovisão africana. Desse modo, tem-se como objetivo, aqui, estimular propostas de poéticas no ensino de teatro implicadas em criações atravessadas por valores civilizatórios africanos (memória, ancestralidade, circularidade, oralidade, corporeidade, musicalidade, energia vital, ludicidade, cooperativismo/comunitarismo, integração). Como este estudo parte de narrativas de presenças negras nas vivências da autora e de narrativas de ausências na escola e na formação docente da mesma, a metodologia utilizada foi a (auto)biografia. Esta abordagem metodológica permite fazer a análise e interpretação dessas memórias, das tensões e potências que elas geram na prática docente. E estas memórias são, então, as disparadoras para a criação de poéticas negras para o ensino de teatro. Como resultado desse estudo, além desta dissertação, contendo as reflexões emergidas por ela, busca-se, como produto deste Mestrado Profissional, o desenvolvimento de algo que intitulei como Mapa Afrocentrado, contendo possibilidades de "sequências para criação” de uma poética marcada por referências negras. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Teatro | pt_BR |
dc.subject | Cosmovisão africana | pt_BR |
dc.subject | Poéticas negras | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Teatro - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Poesia - Escritores negros | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de representação teatral - Formação | pt_BR |
dc.title | Poéticas negras: encruzilhadas entre a cosmovisão africana e o ensino de teatro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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File | Description | Size | Format | |
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dissertação promestre - eneida campos de carvalho e silva.pdf | POÉTICAS NEGRAS: ENCRUZILHADAS ENTRE A COSMOVISÃO AFRICANA E O ENSINO DE TEATRO | 2.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
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