Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/34939
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dc.contributor.advisor1Vinícius da Silva Líriopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0482809541374065pt_BR
dc.contributor.referee1Licínia Maria Correapt_BR
dc.contributor.referee2Marcos Antônio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee3Analise de Jesus da Silvapt_BR
dc.creatorEneida Campos de Carvalho e Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9532146074101322pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-02T13:10:18Z-
dc.date.available2021-02-02T13:10:18Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34939-
dc.description.resumoO presente estudo aborda a criação de poéticas negras para o ensino de teatro. Inspiradas nos princípios da cosmovisão africana, estas poéticas foram pensadas para o território do ensino regular. Tal proposta se consolida a partir da percepção de ausências de referências negras no contexto escolar, seja ele na formação do/a aluno/a na educação básica ou na formação de professores, nos cursos de licenciatura em Teatro e em História, lugares de formação da autora. A partir de (auto)narrativas negras da pesquisadora, obtidas em espaços culturais, percebeu-se que haviam, nas mesmas, princípios de uma cosmovisão africana. Desse modo, tem-se como objetivo, aqui, estimular propostas de poéticas no ensino de teatro implicadas em criações atravessadas por valores civilizatórios africanos (memória, ancestralidade, circularidade, oralidade, corporeidade, musicalidade, energia vital, ludicidade, cooperativismo/comunitarismo, integração). Como este estudo parte de narrativas de presenças negras nas vivências da autora e de narrativas de ausências na escola e na formação docente da mesma, a metodologia utilizada foi a (auto)biografia. Esta abordagem metodológica permite fazer a análise e interpretação dessas memórias, das tensões e potências que elas geram na prática docente. E estas memórias são, então, as disparadoras para a criação de poéticas negras para o ensino de teatro. Como resultado desse estudo, além desta dissertação, contendo as reflexões emergidas por ela, busca-se, como produto deste Mestrado Profissional, o desenvolvimento de algo que intitulei como Mapa Afrocentrado, contendo possibilidades de "sequências para criação” de uma poética marcada por referências negras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Teatropt_BR
dc.subjectCosmovisão africanapt_BR
dc.subjectPoéticas negraspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPoesia - Escritores negrospt_BR
dc.subject.otherProfessores de representação teatral - Formaçãopt_BR
dc.titlePoéticas negras: encruzilhadas entre a cosmovisão africana e o ensino de teatropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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dissertação promestre - eneida campos de carvalho e silva.pdfPOÉTICAS NEGRAS: ENCRUZILHADAS ENTRE A COSMOVISÃO AFRICANA E O ENSINO DE TEATRO2.43 MBAdobe PDFView/Open


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