Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/34939
Type: | Dissertação |
Title: | Poéticas negras: encruzilhadas entre a cosmovisão africana e o ensino de teatro |
Authors: | Eneida Campos de Carvalho e Silva |
First Advisor: | Vinícius da Silva Lírio |
First Referee: | Licínia Maria Correa |
Second Referee: | Marcos Antônio Alexandre |
Third Referee: | Analise de Jesus da Silva |
Abstract: | O presente estudo aborda a criação de poéticas negras para o ensino de teatro. Inspiradas nos princípios da cosmovisão africana, estas poéticas foram pensadas para o território do ensino regular. Tal proposta se consolida a partir da percepção de ausências de referências negras no contexto escolar, seja ele na formação do/a aluno/a na educação básica ou na formação de professores, nos cursos de licenciatura em Teatro e em História, lugares de formação da autora. A partir de (auto)narrativas negras da pesquisadora, obtidas em espaços culturais, percebeu-se que haviam, nas mesmas, princípios de uma cosmovisão africana. Desse modo, tem-se como objetivo, aqui, estimular propostas de poéticas no ensino de teatro implicadas em criações atravessadas por valores civilizatórios africanos (memória, ancestralidade, circularidade, oralidade, corporeidade, musicalidade, energia vital, ludicidade, cooperativismo/comunitarismo, integração). Como este estudo parte de narrativas de presenças negras nas vivências da autora e de narrativas de ausências na escola e na formação docente da mesma, a metodologia utilizada foi a (auto)biografia. Esta abordagem metodológica permite fazer a análise e interpretação dessas memórias, das tensões e potências que elas geram na prática docente. E estas memórias são, então, as disparadoras para a criação de poéticas negras para o ensino de teatro. Como resultado desse estudo, além desta dissertação, contendo as reflexões emergidas por ela, busca-se, como produto deste Mestrado Profissional, o desenvolvimento de algo que intitulei como Mapa Afrocentrado, contendo possibilidades de "sequências para criação” de uma poética marcada por referências negras. |
Subject: | Educação Teatro - Estudo e ensino Poesia - Escritores negros Professores de representação teatral - Formação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/34939 |
Issue Date: | 21-Feb-2020 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação promestre - eneida campos de carvalho e silva.pdf | POÉTICAS NEGRAS: ENCRUZILHADAS ENTRE A COSMOVISÃO AFRICANA E O ENSINO DE TEATRO | 2.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.