Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35001
Tipo: Dissertação
Título: Nova metodologia de medição de impedância impulsiva de aterramentos de pé-de-torre de linha de transmissão
Autor(es): Caio Henrique Duarte de Oliveira
Primeiro Orientador: Silvério Visacro Filho
Primeiro membro da banca : Ronaldo Eugênio de Souza Filho
Segundo membro da banca: Amilton Soares Júnior
Terceiro membro da banca: Fernando Henrique Silveira
Quarto membro da banca: Miguel de Brito Guimarães Neto
Resumo: Essa dissertação investiga uma nova técnica de medição da resposta transitória de aterramentos elétricos, notadamente a impedância impulsiva, utilizando um arranjo de condutores especiais no circuito de corrente. Tais condutores, chamados de ATL (Artificial Transmission Line) são solenóides que, devido às características construtivas, apresentam elevada impedância de surto e baixa velocidade de propagação. As unidades ATL substituem os longos cabos e dispensam o uso de hastes auxiliares no circuito de corrente, como nas medições convencionais de aterramentos elétricos. Dessa forma, busca-se diminuir drasticamente as distâncias envolvidas, facilitando e agilizando o processo. Primeiramente, por meio de variados experimentos realizados em laboratório, foi definido um arranjo de unidades ATL, chamado de OATL (Open-ended Artificial Transmission Line), e uma metodologia de medição. Em seguida, foram realizadas medições em aterramentos concentrados (instalados em solos de baixa e alta resistividade) e em aterramentos de torres reais de uma linha de transmissão. Tais medições foram realizadas utilizando uma configuração convencional, que utiliza longos cabos e hastes auxiliares no circuito de corrente, e uma configuração com o arranjo OATL no circuito de corrente. Os resultados obtidos pelas medições em ambas as configurações e por meio de simulações computacionais foram analisados através do cálculo da impedância impulsiva, da impedância harmônica e da impedância transitória. A comparação dos resultados aponta para a consistência do uso do arranjo OATL em medições de aterramentos, apresentando diferenças percentuais entre 2% e 24%, em comparação com medições convencionais.
Abstract: This dissertation studies a new technique for measuring the transient response of grounding systems, notably impulsive impedance, using an arrangement of special conductors in the current circuit. Such conductors, called ATL (Artificial Transmission Line) are solenoids that, due to their constructive characteristics, have high surge impedance and low propagation speed. ATL units replace long cables and do not require the use of auxiliary rods in the current circuit such as in conventional measurements of electrical grounds. Thus, the aim is to drastically reduce the distances involved, facilitating and streamlining the process. First, through various experiments carried out in the laboratory, an arrangement of ATL units, called the OATL (Open-ended Artificial Transmission Line), and a measurement methodology were defined. Then, measurements were made on concentrated grounding systems (installed on low and high resistivity soils) and on tower grounding of an actual transmission line. Such measurements were made using a conventional configuration, which uses long cables and auxiliary rods in the current circuit, and a configuration with the OATL arrangement in the current circuit. The results obtained by measurements in both configurations and by means of computer simulations were analyzed through the calculation of impulsive impedance, harmonic impedance and transient impedance. The comparison of the results points to the consistency of the use of the OATL arrangement in grounding measurements, showing percentage differences between 2% and 24%, in comparison with conventional measurements.
Assunto: Engenharia elétrica
Linha de transmissão
Correntes elétricas - Aterramento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35001
Data do documento: 20-Dez-2019
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