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dc.contributor.advisor1Silvério Visacro Filhopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0210093975299031pt_BR
dc.contributor.referee1Ronaldo Eugênio de Souza Filhopt_BR
dc.contributor.referee2Amilton Soares Júniorpt_BR
dc.contributor.referee3Fernando Henrique Silveirapt_BR
dc.contributor.referee4Miguel de Brito Guimarães Netopt_BR
dc.creatorCaio Henrique Duarte de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0916475168173972pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-17T18:33:48Z-
dc.date.available2021-02-17T18:33:48Z-
dc.date.issued2019-12-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35001-
dc.description.abstractThis dissertation studies a new technique for measuring the transient response of grounding systems, notably impulsive impedance, using an arrangement of special conductors in the current circuit. Such conductors, called ATL (Artificial Transmission Line) are solenoids that, due to their constructive characteristics, have high surge impedance and low propagation speed. ATL units replace long cables and do not require the use of auxiliary rods in the current circuit such as in conventional measurements of electrical grounds. Thus, the aim is to drastically reduce the distances involved, facilitating and streamlining the process. First, through various experiments carried out in the laboratory, an arrangement of ATL units, called the OATL (Open-ended Artificial Transmission Line), and a measurement methodology were defined. Then, measurements were made on concentrated grounding systems (installed on low and high resistivity soils) and on tower grounding of an actual transmission line. Such measurements were made using a conventional configuration, which uses long cables and auxiliary rods in the current circuit, and a configuration with the OATL arrangement in the current circuit. The results obtained by measurements in both configurations and by means of computer simulations were analyzed through the calculation of impulsive impedance, harmonic impedance and transient impedance. The comparison of the results points to the consistency of the use of the OATL arrangement in grounding measurements, showing percentage differences between 2% and 24%, in comparison with conventional measurements.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação investiga uma nova técnica de medição da resposta transitória de aterramentos elétricos, notadamente a impedância impulsiva, utilizando um arranjo de condutores especiais no circuito de corrente. Tais condutores, chamados de ATL (Artificial Transmission Line) são solenóides que, devido às características construtivas, apresentam elevada impedância de surto e baixa velocidade de propagação. As unidades ATL substituem os longos cabos e dispensam o uso de hastes auxiliares no circuito de corrente, como nas medições convencionais de aterramentos elétricos. Dessa forma, busca-se diminuir drasticamente as distâncias envolvidas, facilitando e agilizando o processo. Primeiramente, por meio de variados experimentos realizados em laboratório, foi definido um arranjo de unidades ATL, chamado de OATL (Open-ended Artificial Transmission Line), e uma metodologia de medição. Em seguida, foram realizadas medições em aterramentos concentrados (instalados em solos de baixa e alta resistividade) e em aterramentos de torres reais de uma linha de transmissão. Tais medições foram realizadas utilizando uma configuração convencional, que utiliza longos cabos e hastes auxiliares no circuito de corrente, e uma configuração com o arranjo OATL no circuito de corrente. Os resultados obtidos pelas medições em ambas as configurações e por meio de simulações computacionais foram analisados através do cálculo da impedância impulsiva, da impedância harmônica e da impedância transitória. A comparação dos resultados aponta para a consistência do uso do arranjo OATL em medições de aterramentos, apresentando diferenças percentuais entre 2% e 24%, em comparação com medições convencionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinha de transmissão artificialpt_BR
dc.subjectATLpt_BR
dc.subjectMedição de aterramentospt_BR
dc.subjectResposta de aterramentopt_BR
dc.subjectImpedância impulsivapt_BR
dc.subjectResistência de aterramentopt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.otherLinha de transmissãopt_BR
dc.subject.otherCorrentes elétricas - Aterramentopt_BR
dc.titleNova metodologia de medição de impedância impulsiva de aterramentos de pé-de-torre de linha de transmissãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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