Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35062
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia
Autor(es): Pablo Henrique de Oliveira Moreira
Primeiro Orientador: MARLUSA SEVILHA GOSLING
Primeiro membro da banca : Larissa Fernandes Dutra
Resumo: Experimentar coisas novas e vivenciar momentos são aspectos da vida humana que não podem ser testados antecipadamente (PETROCCHI, 2004). Ao se falar da imagem de um destino turístico devemos entender que, ela é uma soma do produto global, adicionada às suas ações de marketing (GANDARA, 2008). Diversos autores (TASCI e GARTNER, 2007; SANTANA e GOSLING, 2018; GÂNDARA, 2008; RAMKISSON, NUNKO e GURSOY, 2009; ALMEIDA, MIRANDA e ELIAS-ALMEIDA, 2012), entendem a importante influência que a imagem de um destino possui sobre a escolha da próxima viagem do turista, baseado nessa necessidade, surge o debate da imagem da gastronomia nos destinos turísticos, procurou-se entender a imagem da cidade de Belo Horizonte, localizada no estado de Minas Gerais (Brasil). A escolha deste município pautou-se pela sua riqueza cultural e reconhecimento gastronômico, que pode ser percebido pela pesquisa do Ministério do Turismo que indicou avaliação positiva da gastronomia na cidade por 98,5% dos turistas nos anos de 2016 (BRASIL, 2018). Com base na busca pelo entendimento da imagem dos destinos, esse trabalho se ocupará em entender, como a gastronomia se revela na imagem de Belo Horizonte. Portanto, estabeleceu-se como objetivo deste artigo identificar a importância da imagem da gastronomia para o turismo de Belo Horizonte. Para isso, faz-se necessário o entendimento da relação entre as motivações turísticas e a imagem do destino. Considerando o objetivo proposto, em um primeiro momento, fez-se uso de uma pesquisa descritiva, pois foi necessário estabelecer relações entre variáveis. Posteriormente, fora realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de entrevista estruturada - survey online - que, segundo Babbie (2001), pode ser usado vantajosamente com outros métodos como, por exemplo, a técnica projetiva escolhida para incorporar essa pesquisa. Os dados qualitativos foram analisados considerando o método de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, foram alcançadas 205 respostas, destas 132 válidas e dentro do perfil buscado - que são de não moradores, tenham eles já visitado Belo Horizonte ou não. A pesquisa atingiu principalmente jovens e adultos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Com relação a imagem do destino, pode-se perceber frequentes associações com elementos ligados à gastronomia principalmente relacionados a boemia da cidade. Ainda em relação a gastronomia, as associações parecem ser feitas bem mais por aspectos históricos e culturais do que por pratos propriamente ditos.
Assunto: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
Curso: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35062
Data do documento: 21-Dez-2020
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