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http://hdl.handle.net/1843/35278
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Análise de atividades de biologia celular em uma turma de Ensino Médio |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of cellular biology activities in a high school class |
Autor(es): | Camila Kamuraty de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Elaine Soares França |
Primeiro membro da banca : | Fabiana Quaresma da Costa |
Resumo: | Este é um trabalho que discute sobre como o Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) pode se tornar uma proposta didática relevante para a compreensão de assuntos relacionados à Biologia Celular. Para o método de intervenção utilizou-se o experimento da alface e da batata, aplicando-se a metodologia investigativa. Os dados foram obtidos por meio da abordagem qualitativa utilizando aspectos da pesquisa-ação e realizando gravação de áudios das aulas a posterior transcrição de alguns trechos. Para as análises utilizou-se algumas interações discursivas, baseando-se nos estudos de Mortimer (1998), Driver (1999) e Arrigo e colaboradores (2017). Observou-se que os alunos apresentaram dificuldades de usar palavras científicas durante as discussões. Normalmente buscavam explicar conceitos utilizando conhecimentos prévios e de situações cotidianas. Acredita-se que isso aconteça pelo fato de os alunos não estarem muito familiarizados com a linguagem da ciência escolar e de terem poucas oportunidades de usar o gênero mesmo na sala de aula de ciências. |
Abstract: | This is a paper that discusses how the Teaching of Science by Research (EnCI) can make a didactic proposal relevant to the understanding of subjects related to Cell Biology. For the intervention method used or the surface and potato experiment, applying an investigative methodology. The data were analyzed using the qualitative approach, using the aspects of action research and conducting audio recording of the classes after the subsequent transcription of some excerpts. For the analysis used some discursive interactions, based on the studies of Mortimer (1998), Driver (1999) and Arrigo et al. (2017). Note that students struggled to use scientific words during discussions. We usually seek to explain concepts using prior knowledge and everyday situations. This is believed to be due to the fact that students are not very familiar with the language of school science and have few opportunities to use the same gender in the science classroom. |
Assunto: | Educação . Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio) . Ciência - Estudo e ensino (Ensino médio) Biologia - Métodos de ensino Biologia - Métodos experimentais Células - Estudo e ensino (Ensino médio) Aprendizagem por atividades |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35278 |
Data do documento: | 30-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
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Artigo Camila Biblioteca.pdf | Análise de atividades de biologia celular em uma turma de ensino médio | 692.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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