Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35278
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Elaine Soares Françapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7452350756447450pt_BR
dc.contributor.referee1Fabiana Quaresma da Costapt_BR
dc.creatorCamila Kamuraty de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668528383837773pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-19T10:40:36Z-
dc.date.available2021-03-19T10:40:36Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35278-
dc.description.abstractThis is a paper that discusses how the Teaching of Science by Research (EnCI) can make a didactic proposal relevant to the understanding of subjects related to Cell Biology. For the intervention method used or the surface and potato experiment, applying an investigative methodology. The data were analyzed using the qualitative approach, using the aspects of action research and conducting audio recording of the classes after the subsequent transcription of some excerpts. For the analysis used some discursive interactions, based on the studies of Mortimer (1998), Driver (1999) and Arrigo et al. (2017). Note that students struggled to use scientific words during discussions. We usually seek to explain concepts using prior knowledge and everyday situations. This is believed to be due to the fact that students are not very familiar with the language of school science and have few opportunities to use the same gender in the science classroom.pt_BR
dc.description.resumoEste é um trabalho que discute sobre como o Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) pode se tornar uma proposta didática relevante para a compreensão de assuntos relacionados à Biologia Celular. Para o método de intervenção utilizou-se o experimento da alface e da batata, aplicando-se a metodologia investigativa. Os dados foram obtidos por meio da abordagem qualitativa utilizando aspectos da pesquisa-ação e realizando gravação de áudios das aulas a posterior transcrição de alguns trechos. Para as análises utilizou-se algumas interações discursivas, baseando-se nos estudos de Mortimer (1998), Driver (1999) e Arrigo e colaboradores (2017). Observou-se que os alunos apresentaram dificuldades de usar palavras científicas durante as discussões. Normalmente buscavam explicar conceitos utilizando conhecimentos prévios e de situações cotidianas. Acredita-se que isso aconteça pelo fato de os alunos não estarem muito familiarizados com a linguagem da ciência escolar e de terem poucas oportunidades de usar o gênero mesmo na sala de aula de ciências.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.other. Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.other. Ciência - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherBiologia - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherBiologia - Métodos experimentaispt_BR
dc.subject.otherCélulas - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.titleAnálise de atividades de biologia celular em uma turma de Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of cellular biology activities in a high school classpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Camila Biblioteca.pdfAnálise de atividades de biologia celular em uma turma de ensino médio692.04 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons