Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35280
Tipo: Dissertação
Título: Samba que educa: o potencial do Samba de Roda do Recôncavo Baiano para a educação das relações étnico-raciais
Autor(es): Elzelina Dóris dos Santos
primer Tutor: Licinia Maria Correa
primer Co-tutor: Conceição Clarete Xavier Travalha
metadata.dc.contributor.advisor-co2: http://lattes.cnpq.br/3744837843705803
primer miembro del tribunal : Libéria Rodrigues Neves
Segundo miembro del tribunal: Shirley Aparecida de Miranda
Resumen: O objetivo desta pesquisa é compreender as potencialidades e práticas educativas que fundamentam o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, buscando distinguir os elementos formativos que lhe dão identidade. A pesquisa ancora-se nas histórias de vida das sambadeiras que são referências do Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Nosso pressuposto é de que o samba apresenta um potencial educativo para as relações étnico-raciais, por conter elementos da cultura afro-brasileira e processos de aprendizagem nos quais o ritmo, a corporeidade, a musicalidade e a harmonia estão na base da relação educativa. A partir da trajetória do Samba de Roda do Recôncavo Baiano descrita pelas sambadeiras, em diálogo com outras letras de samba, analisamos as potencialidades educativas presentes em sua constituição, história e práticas culturais, na expectativa de que esta pesquisa possa contribuir com o diálogo sobre a cultura afro-brasileira no currículo da educação básica. A pesquisa bibliográfica, documental e as entrevistas com as sambadeiras constituíram o percurso metodológico. Nilma Lino Gomes (2015), Nei Lopes (2003) e Kabengele Munanga (2005) são algumas das referências teóricas que dialogam com a pesquisadora e com as mulheres, sujeitos desta pesquisa, por intermédio da reflexão e das discussões conceituais sobre cultura, história do samba, identidade e educação das relações étnico-raciais.
Abstract: The aim of this research is to understand the possibilities and educational practices that underlie the Samba de Roda from Recôncavo Baiano, trying to distinguish the formative elements that gives its identity. The research is supported by the Samba de Roda dancers` (sambadeiras) histories of life which are the reference of Samba de Roda from Recôncavo Baiano. Our assumption is that samba has educational possibilities of the racial ethnic relationships for containing elements of African-Brazilian culture and learning processes in which the rhythm, the corporeal, the musicality and the harmony are on the base of the educational relationship. From the path of Samba de Roda from Recôncavo Baiano described by the sambadeiras dialoguing with other samba lyrics, we analyze the educational possibilities in its constitution, history and cultural practices, expecting that this research can contribute to the African-Brazilian culture dialogue in the basic education curriculum. The bibliographic and documentary researches and the interviews with the sambadeiras constituted the methodological path. Nilma Lino Gomes (2015), Nei Lopes (2003), and Kabengele Munanga (2005) are some of the theoretical references that help the dialogue of the researcher with the research subject women through reflection and conceptual discussions about culture, samba history, identity, racial ethnic relationships education
Asunto: Educação
Samba
Cultura
Identidade
Relações raciais
Recôncavo (BA) - Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35280
Fecha del documento: 4-mar-2020
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertação Elzelina Dóris dos Santos com ficha catalografica.pdf2.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons