Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35280
Type: Dissertação
Title: Samba que educa: o potencial do Samba de Roda do Recôncavo Baiano para a educação das relações étnico-raciais
Authors: Elzelina Dóris dos Santos
First Advisor: Licinia Maria Correa
First Co-advisor: Conceição Clarete Xavier Travalha
metadata.dc.contributor.advisor-co2: http://lattes.cnpq.br/3744837843705803
First Referee: Libéria Rodrigues Neves
Second Referee: Shirley Aparecida de Miranda
Abstract: O objetivo desta pesquisa é compreender as potencialidades e práticas educativas que fundamentam o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, buscando distinguir os elementos formativos que lhe dão identidade. A pesquisa ancora-se nas histórias de vida das sambadeiras que são referências do Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Nosso pressuposto é de que o samba apresenta um potencial educativo para as relações étnico-raciais, por conter elementos da cultura afro-brasileira e processos de aprendizagem nos quais o ritmo, a corporeidade, a musicalidade e a harmonia estão na base da relação educativa. A partir da trajetória do Samba de Roda do Recôncavo Baiano descrita pelas sambadeiras, em diálogo com outras letras de samba, analisamos as potencialidades educativas presentes em sua constituição, história e práticas culturais, na expectativa de que esta pesquisa possa contribuir com o diálogo sobre a cultura afro-brasileira no currículo da educação básica. A pesquisa bibliográfica, documental e as entrevistas com as sambadeiras constituíram o percurso metodológico. Nilma Lino Gomes (2015), Nei Lopes (2003) e Kabengele Munanga (2005) são algumas das referências teóricas que dialogam com a pesquisadora e com as mulheres, sujeitos desta pesquisa, por intermédio da reflexão e das discussões conceituais sobre cultura, história do samba, identidade e educação das relações étnico-raciais.
Abstract: The aim of this research is to understand the possibilities and educational practices that underlie the Samba de Roda from Recôncavo Baiano, trying to distinguish the formative elements that gives its identity. The research is supported by the Samba de Roda dancers` (sambadeiras) histories of life which are the reference of Samba de Roda from Recôncavo Baiano. Our assumption is that samba has educational possibilities of the racial ethnic relationships for containing elements of African-Brazilian culture and learning processes in which the rhythm, the corporeal, the musicality and the harmony are on the base of the educational relationship. From the path of Samba de Roda from Recôncavo Baiano described by the sambadeiras dialoguing with other samba lyrics, we analyze the educational possibilities in its constitution, history and cultural practices, expecting that this research can contribute to the African-Brazilian culture dialogue in the basic education curriculum. The bibliographic and documentary researches and the interviews with the sambadeiras constituted the methodological path. Nilma Lino Gomes (2015), Nei Lopes (2003), and Kabengele Munanga (2005) are some of the theoretical references that help the dialogue of the researcher with the research subject women through reflection and conceptual discussions about culture, samba history, identity, racial ethnic relationships education
Subject: Educação
Samba
Cultura
Identidade
Relações raciais
Recôncavo (BA) - Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35280
Issue Date: 4-Mar-2020
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Elzelina Dóris dos Santos com ficha catalografica.pdf2.34 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons