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dc.contributor.advisor1André Mendes Moreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2162607115118731pt_BR
dc.contributor.referee1Misabel de Abreu Machado Derzipt_BR
dc.contributor.referee2Onofre Alves Batista Juniorpt_BR
dc.contributor.referee3Tathiane dos Santos Piscitellipt_BR
dc.contributor.referee4Sergio André Rocha Gomes da Silvapt_BR
dc.creatorBernardo Motta Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3151991642446995pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-22T19:41:41Z-
dc.date.issued2021-02-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35330-
dc.description.resumoA pesquisa coloca em foco o Processo Legislativo Tributário e tem por objetivo contribuir para a construção de capacidades decisórias de diálogo e comunicação durante a gestação da lei tributária. Desenvolve-se a tese da existência de um projeto constituinte de abertura e pluralização do debate republicano sobre Direito Tributário e se critica o enclausuramento das discussões tributárias nos governos. Constata-se que a tributação tem sido objeto de decisões tomadas no epicentro de governos disfarçados de técnicos, a partir de uma desenfreada exclusão pela expertise. Diante da desparlamentarização tributária, estuda-se os reflexos nas regras de iniciativa legislativa, na profusão de leis autorizativas e delegantes, nos pressupostos do processo legislativo de concessão de benefícios tributários. A investigação evidencia, ainda, a influência do Executivo federal nos lances de modificação do sistema tributário originalmente previsto, em prejuízo da Federação, o que também se deu pela via do controle governamental sobre a produção legislativa tributária. A pesquisa demonstra que o sistema constitucional vigente impõe que o Direito Tributário seja construído de forma planejada, para ser inserido em um ordenamento racional e sistematizado. Defende-se o uso dos métodos de avaliação de impacto legislativo e dos procedimentos de consolidação legislativa, além de outras ferramentas da Legística. Foram estudadas iniciativas, como as comissões governamentais de simplificação da legislação, e a importância da aproximação entre os políticos e os técnicos. Demonstra-se que a qualificação da informação é a melhor forma de democratizar a decisão parlamentar, o que é determinado pelo princípio do contraditório e pelo respeito às minorias. Analisa-se como a carapaça técnico-discursiva que impede a tematização no espaço parlamentar dos problemas tributários pode ser mitigada com um melhor recrutamento para as comissões parlamentares e o fortalecimento de uma contratecnoburocracia legislativa, estruturada para atenuar o deficit informacional no âmbito parlamentar, além da previsão normativa de uma garantia de um tempo mínimo para que os parlamentares possam deliberar sobre as iniciativas legislativas tributárias dos governantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectDireito tributáriopt_BR
dc.subjectProcesso legislativopt_BR
dc.subjectSeparação de poderespt_BR
dc.subjectFederalismopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subject.otherDireito Tributáriopt_BR
dc.subject.otherProcesso Legislativopt_BR
dc.subject.otherSeparação de Poderespt_BR
dc.subject.otherFederalismopt_BR
dc.subject.otherDemocraciapt_BR
dc.titleO devido processo legislativo tributáriopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2022-02-11-
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