Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/35331
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Uma proposta para o ensino de Geografia |
Autor(es): | Cristiane Eler |
primer Tutor: | Santer Alvares de Matos |
primer miembro del tribunal : | Samuel Moreira Marques |
Resumen: | As tecnologias digitais têm feito parte de nossas vidas há algum tempo e, com uma maior presença, a partir da disseminação do smartphone. Sua utilização é tão intensa que muitas vezes não conseguimos conceber a execução de determinadas ações sem o meio digital. Todas as formas de relações quer sejam humanas ou com a própria aprendizagem se alteraram e essa inter-relação se dá de tal forma que ser humano e máquina passaram a fundir-se. Muda-se, assim, a relação com o conhecimento e com o próprio ato de aprender. A escola necessita reconhecer que não é – e há bastante tempo – a única fonte de saber e aprendizagem e que, inclusive, compete com meios mais atrativos e dinâmicos. Diante de tal realidade, as questões que perpassam este trabalho são sobre a potencialização do ensino de Geografia por meio das tecnologias digitais ou quais contribuições elas podem dar para uma aprendizagem mais significativa e interessante. A Geografia é a ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico. A percepção da realidade local e global e a capacidade de compreender e interpretar tal espaço são habilidades essenciais para todos, em especial, ao sujeito educando. Pensar em como os meios digitais, tão presentes no cotidiano dos jovens estudantes podem muni-los de tais habilidades ou simplesmente possibilitar que o olhar sobre a Geografia seja mais interessante, é algo com bastante relevância. Através do desenvolvimento de diferentes sequências didáticas, procurou-se apontar caminhos para que a tecnologia digital, presente cotidianamente, auxilie numa aprendizagem da Geografia no contexto escolar. |
Asunto: | Tecnologias digitais Material didático Geografia - estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/35331 |
Fecha del documento: | 30-nov-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Especialização - Cristiane Eler.pdf | 2.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.