Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/35331
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Uma proposta para o ensino de Geografia
Autor(es): Cristiane Eler
Primeiro Orientador: Santer Alvares de Matos
Primeiro membro da banca : Samuel Moreira Marques
Resumo: As tecnologias digitais têm feito parte de nossas vidas há algum tempo e, com uma maior presença, a partir da disseminação do smartphone. Sua utilização é tão intensa que muitas vezes não conseguimos conceber a execução de determinadas ações sem o meio digital. Todas as formas de relações quer sejam humanas ou com a própria aprendizagem se alteraram e essa inter-relação se dá de tal forma que ser humano e máquina passaram a fundir-se. Muda-se, assim, a relação com o conhecimento e com o próprio ato de aprender. A escola necessita reconhecer que não é – e há bastante tempo – a única fonte de saber e aprendizagem e que, inclusive, compete com meios mais atrativos e dinâmicos. Diante de tal realidade, as questões que perpassam este trabalho são sobre a potencialização do ensino de Geografia por meio das tecnologias digitais ou quais contribuições elas podem dar para uma aprendizagem mais significativa e interessante. A Geografia é a ciência que tem como objeto de estudo o espaço geográfico. A percepção da realidade local e global e a capacidade de compreender e interpretar tal espaço são habilidades essenciais para todos, em especial, ao sujeito educando. Pensar em como os meios digitais, tão presentes no cotidiano dos jovens estudantes podem muni-los de tais habilidades ou simplesmente possibilitar que o olhar sobre a Geografia seja mais interessante, é algo com bastante relevância. Através do desenvolvimento de diferentes sequências didáticas, procurou-se apontar caminhos para que a tecnologia digital, presente cotidianamente, auxilie numa aprendizagem da Geografia no contexto escolar.
Assunto: Tecnologias digitais
Material didático
Geografia - estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/35331
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Especialização - Cristiane Eler.pdf2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.